Social Outros Temas Sociais

Produtos deste tema

Análise das Unidades de Desenvolvimento Humano da Região Metropolitana de Goiânia pelo IDHM – 2000 e 2010 - Dezembro/2015

O estudo tem por objetivo avaliar as transformações e o desenvolvimento humano ocorrido, entre os anos de 2000 e 2010, na Região Metropolitana de Goiânia, por meio da análise das 256 Unidades de Desenvolvimento Humano (UDHs). Isso foi possível com a publicação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) em nível intramunicipal. O índice foi analisado em suas três dimensões (Longevidade, Renda e Educação), e a partir dos resultados de 2010, em três grupos de desenvolvimento (Médio, Alto, Muito Alto). Destaca-se a dimensão Longevidade que apresentou os melhores resultados: 75% das UDHs com IDHM Muito Alto. No entanto, apesar de todas as melhoras observadas, a educação continua a ser um grande desafio para o desenvolvimento humano da RMG. Esta é a única dimensão que, ainda em 2010, apresentou UDHs nas faixas Muito Baixo (2) e Baixo (37).

A Composição da Assembleia Legislativa de Goiás na Legislatura 2015-2018 - Janeiro/2015

Este estudo visa fazer uma descrição dos deputados estaduais eleitos em Goiás para a décima oitava legislatura. Para tanto, faz-se uma rápida descrição do funcionamento do modelo particular de democracia ocidental, a democracia representativa. Após esta descrição é traça-se uma descrição socioeconômica envolvendo sexo, idade, cor/raça e escolaridade do eleitorado goiano, das candidaturas a deputado estadual e dos deputados eleitos que irão compor a nova Assembleia Legislativa.

Goiás: Síntese dos Indicadores Sociais - Julho/2014

O presente estudo apresenta os indicadores socioeconômicos para o Estado de Goiás entre 2002 e 2012, realizado com a colaboração do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) que disponibilizou a metodologia para construção dos índices. Os indicadores construídos abrangem os seguintes temas: demografia, previdência social, pobreza e desigualdade, saúde, seguridade, trabalho e renda, educação, saneamento e habitação e acesso à informação.

Análise do Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios Goianos IDHM - 1991, 2000 e 2010 - Maio/2014

Este trabalho analisa as transformações e o desenvolvimento ocorrido em Goiás e seus municípios a partir do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), através das dimensões: Educação, Longevidade e Renda. Com base nos dados disponibilizados pelo PNUD/IPEA/FJP.

Características da Mulher em Goiás - Março/2013

Frente à importância da mulher na sociedade goiana, concebeu-se este estudo buscando melhor conhecer os traços demográficos e sociais da mulher de Goiás. Foi possível definir o perfil demográfico feminino em Goiás, o comportamento feminino nos lares e também evidenciar algumas dificuldades e desafios enfrentados pela mulher moderna como, por exemplo, gerir baixos rendimentos ao aumento de responsabilidade domiciliar e lidar diariamente com a dupla jornada em casa e no trabalho. Contudo, é notória a evolução das mulheres em diversos segmentos e a caracterização geral da mulher percebida neste trabalho a coloca em nível ascendente e acelerado.

Panorama Socioeconômico de Goiás - Julho/2012

O presente trabalho apresenta um panorama do desempenho de Goiás nos últimos dez anos, mostrando e analisando o comportamento dos principais indicadores econômicos e sociais.

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - Relatório Estadual de Acompanhamento - 2010 - Março/2010

A Declaração do Milênio é um documento aprovado por 189 Estados membros da ONU, entre eles o Brasil, na Cúpula do Milênio, em setembro de 2000. Conjunto de ações voltadas ao respeito e defesa dos direitos humanos, à luta pela erradicação da pobreza, sustentabilidade ambiental e promoção dos princípios de dignidade, igualdade e equidade humana, esses compromissos foram sistematizados em um conjunto de objetivos com metas específicas para serem alcançadas até o ano de 2015. Este estudo é Relatório final da pesquisa Localização dos Objetivos do Milênio nas Metrópoles Brasileiras, para o estado de Goiás, fruto da parceria com o IPEA no Programa de Apoio a Redes de Pesquisa (PROREDES).

IGL - Índice Goiano de Longevidade

O Índice Goiano de Longevidade – IGL tem a finalidade de auxiliar na identificação das cidades goianas que proporcionam melhores condições de vida e, consequentemente, maior longevidade para sua população.

IDM - Índice de Desempenho dos Municípios

Compare municípios e seus indicadores O Índice de Desempenho dos Municípios - IDM é uma medida sintética de parte do contexto socioeconômico dos municípios em seis áreas de atuação: Economia, Educação, Infraestrutura, Saúde, Segurança e Trabalho. São ao todo 37 variáveis selecionadas para conferir o desempenho dos municípios goianos. O objetivo do índice é facilitar o diagnóstico e a comparação do desempenho dos municípios, bem como avaliar os resultados e subsidiar o planejamento das ações dos governos ao longo do tempo. Houve alteração metodológica na terceira edição do índice (2016), na qual foram acrescentadas três variáveis. Ainda assim, as publicações anteriores podem ser consultadas abaixo em sua forma original. A nova metodologia foi replicada para os anos anteriores com o intuito de se manter a série histórica do índice. O IDM tem periodicidade bianual. !-- IDM - Tabelas de Resultados --> Clique aqui para acessar os indicadores do IDM de cada edição no Banco de Dados Estattísticos (BDE)

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.