Economia Outros Temas Econômicos

Produtos deste tema

Boletim Trimestral da Economia Goiana - 2º Trimestre de 2022

A fim de contribuir com a compreensão do cenário econômico, publica-se este boletim, em que o IMB cumpre sua missão de disseminar conhecimento e informação, sobretudo, da economia goiana, contextualizando-a com os principais eventos econômicos do Brasil e do mundo. O foco desta análise contempla os dados do segundo trimestre de 2022. 

Boletim Trimestral da Economia Goiana - 1º Trimestre de 2022

A fim de contribuir com a compreensão do cenário econômico, publica-se este boletim, em que o IMB cumpre sua missão de disseminar conhecimento e informação, sobretudo, da economia goiana, contextualizando-a com os principais eventos econômicos do Brasil e do mundo. O foco desta análise contempla os dados do primeiro trimestre de 2022. 

Estudo sobre agricultura familiar no estado de Goiás

Com intuito de trazer informações fidedignas sobre o cenário da agricultura familiar em Goiás, por meio de uma parceria entre a Emater e o IMB, foi desenvolvido e aplicado um questionário com os principais atores do setor a fim de captar suas percepções e consolidá-las em um documento sintético. Além disso, apresenta um panorama da agrEstudoicultura familiar no Estado de Goiás, por meio do Censo Agropecuário de 2017 do IBGE.

Relatório de Renúncia da Fiscal 2021

O relatório apresenta as seguintes seções. A seção dois apresenta uma revisão da literatura econômica relacionada com o tema, a terceira seção realiza uma análise da renúncia fiscal do Estado de Goiás, a quarta seção realizou dois exercícios analíticos relacionando a renúncia fiscal com os setores econômicos mais dinâmicos e com os segmentos industriais com maior participação na economia goiana; por fim, são apresentadas as considerações finais.

Regiões de Planejamento do Estado de Goiás: Uma revisão para a gestão pública

O objetivo do estudo é aprofundar a discussão sobre as várias Regiões de Planejamento do Estado, em especial a Regplan. O Plano Plurianual (PPA) de 2004-2007 instituiu as Regiões de Planejamento do Estado de Goiás (Regplan) a fim de que as ações dos programas governamentais fossem planejadas, executadas e avaliadas regionalmente.

Relatório Conjuntural da Economia Goiana 2021

Com esse relatório, o IMB busca disseminar e compreender a dinâmica da economia goiana, contextualizando-a com os principais eventos econômicos do Brasil e do mundo. O Boletim atual retrata a conjuntura econômica relacionada ao segundo trimestre de 2021

Boletim trimestral da Economia Goiana – 3° Trimestre/2021

O Produto Interno Bruto goiano para o segundo trimestre do ano de 2021 resultou em uma taxa de variação de 0,6% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Veja os detalhes no boletim do 3º Trimestre de 2021.

Boletim trimestral da Economia Goiana – 2° Trimestre/2021

O Produto Interno Bruto goiano para o segundo trimestre do ano de 2021 resultou em uma taxa de variação de 4,4% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Veja os detalhes no boletim do 2º Trimestre de 2021.

Déficit Habitacional com base nos dados do CadÚnico 2020

O presente boletim procura expor a questão do déficit habitacional como um problema social influenciado por diversos fatores visando o acesso a oportunidades e redução das desigualdades sociais, com foco na promoção do acesso a políticas públicas voltadas para pessoas e famílias com ótica na economia urbana, analisando como os fatores econômicos são determinantes na configuração da vida urbana.

Boletim trimestral da Economia Goiana – 1° Trimestre/2021

O Boletim conjuntural trimestral goiano da Economia Goiana busca disseminar e compreender a dinâmica da economia goiana no curto prazo, contextualizando-a com os principais eventos econômicos do Brasil e do mundo. O foco será os dados trimestrais do referido período contemplando uma breve análise da economia mundial, o desempenho do PIB trimestral e dos setores econômicos, além uma análise sobre política fiscal, política monetária, especificamente crédito e inflação e o mercado de trabalho.

Relatório de Renúncia da Fiscal 2020

O relatório apresenta as seguintes seções. A seção dois apresenta uma revisão da literatura econômica relacionada com o tema, a terceira seção realiza uma análise da renúncia fiscal do Estado de Goiás, a quarta seção realizou dois exercícios analíticos relacionando a renúncia fiscal com os setores econômicos mais dinâmicos e com os segmentos industriais com maior participação na economia goiana; por fim, são apresentadas as considerações finais.

Relatório Conjuntural da Economia Goiana 2020

O presente relatório resume os principais resultados macroeconômicos do Brasil, bem como para Goiás. Ademais, dado o choque extraordinário da pandemia da Covid-19, também sintetiza  as principais ações governamentais, cujo intuito foi de mitigar o impacto recessivo e sanitário da pandemia.

Análise das Linhas de Crédito da GoiásFomento - 2000 - 2015 - Fevereiro/2017

O objetivo do trabalho é que a partir desse amplo diagnóstico a agência GoiásFomento detenha uma ferramenta para auxiliar o seu processo de planejamento estratégico, haja vista as falhas que existem no mercado de crédito no Brasil como um todo.

Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) em Goiás e no Distrito Federal entre 2004 e 2014: Um Cálculo dos Subsídios Implícitos - Março/2016

O presente trabalho faz parte da série de estudos que avalia o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) no Estado de Goiás. O estudo mensura os subsídios implícitos do FCO entre os anos de 2004 e 2014, por meio do diferencial entre as taxas de juros efetivamente cobradas e a taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic). No período analisado, os subsídios em Goiás e DF ultrapassaram R$ 1,3 bilhões (valores de 2014).

Micro e Macroimpactos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (Fco): O caso de Goiás - Setembro/2014

Este é o segundo da série de estudos que avalia o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) no Estado de Goiás, entre os anos de 2004 e 2011, combinando micro e macroavaliações. Por meio dos microdados da RAIS foram mensurados os impactos dos financiamentos do Programa Empresarial no crescimento do emprego e nos salários das empresas instaladas no Estado.

Macro-impactos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste - FCO: O caso de Goiás - Julho/2014

O presente trabalho é o primeiro, de uma série inédita de estudos, que busca investigar a atuação do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) em Goiás. Este pretende fazer uma apresentação do Fundo e investigar a sua distribuição nos municípios do Estado, entre 2004 e 2011, utilizando os dados de contratação de empréstimo por empresa. Por meio da verificação de correlações e do uso da regressão de dados em painel com efeitos fixos, busca-se entender se o FCO tem relação com a geração de renda, salários, postos de trabalho, crescimento econômico e outras variáveis socioeconômicas.

Aspectos da Economia Solidária em Goiás - Abril/2014

O objetivo do trabalho é apresentar uma descrição da Economia Solidária no estado de Goiás. Foram utilizados os dados do Sistema de Informações em Economia Solidária – SIES, fornecidos pela Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES/ MTE). A análise foi efetuada abrangendo aspectos socioeconômicos e políticos dos empreendimentos solidários.

Análise do Censo Fomentar/Produzir - Fevereiro/2014

O presente estudo apresenta os principais resultados do Censo Produzir/Fomentar, realizado entre as empresas beneficiadas pelos programas de incentivos financeiros e benefícios fiscais do Governo do Estado de Goiás: Produzir e seus subprogramas. O trabalho também faz um breve histórico das políticas de incentivos financeiros e benefícios fiscais no estado, de modo a resgatar as origens dos programas.

Desequilíbrios Regionais e a Distribuição de Recursos em Goiás - Julho/2013

Este trabalho relaciona os desequilíbrios regionais com a distribuição de recursos que fomentam o desenvolvimento do estado de Goiás. Sempre que possível, usa-se estatísticas que retratam os últimos trinta anos para que se tenha uma melhor visualização do quão as regiões ainda são díspares.

Características Socioeconômicas e Tendências Recentes - Maio/2013

Este trabalho procura traçar as características e tendências recentes (últimos 20 anos) da socioeconomia de Goiás, abrangendo assuntos como: o comportamento do PIB, dinâmica populacional, comércio externo, mercado de trabalho, educação, saúde e saneamento, segurança, pobreza e turismo , entre outros.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.