Multidomínio Avaliação de Políticas Públicas

Produtos deste tema

Boletim Trimestral da Economia Goiana - 1º Trimestre de 2022

A fim de contribuir com a compreensão do cenário econômico, publica-se este boletim, em que o IMB cumpre sua missão de disseminar conhecimento e informação, sobretudo, da economia goiana, contextualizando-a com os principais eventos econômicos do Brasil e do mundo. O foco desta análise contempla os dados do primeiro trimestre de 2022. 

Estudo sobre agricultura familiar no estado de Goiás

Com intuito de trazer informações fidedignas sobre o cenário da agricultura familiar em Goiás, por meio de uma parceria entre a Emater e o IMB, foi desenvolvido e aplicado um questionário com os principais atores do setor a fim de captar suas percepções e consolidá-las em um documento sintético. Além disso, apresenta um panorama da agrEstudoicultura familiar no Estado de Goiás, por meio do Censo Agropecuário de 2017 do IBGE.

Relatório de Renúncia da Fiscal 2021

O relatório apresenta as seguintes seções. A seção dois apresenta uma revisão da literatura econômica relacionada com o tema, a terceira seção realiza uma análise da renúncia fiscal do Estado de Goiás, a quarta seção realizou dois exercícios analíticos relacionando a renúncia fiscal com os setores econômicos mais dinâmicos e com os segmentos industriais com maior participação na economia goiana; por fim, são apresentadas as considerações finais.

Regiões de Planejamento do Estado de Goiás: Uma revisão para a gestão pública

O objetivo do estudo é aprofundar a discussão sobre as várias Regiões de Planejamento do Estado, em especial a Regplan. O Plano Plurianual (PPA) de 2004-2007 instituiu as Regiões de Planejamento do Estado de Goiás (Regplan) a fim de que as ações dos programas governamentais fossem planejadas, executadas e avaliadas regionalmente.

Relatório Conjuntural da Economia Goiana 2021

Com esse relatório, o IMB busca disseminar e compreender a dinâmica da economia goiana, contextualizando-a com os principais eventos econômicos do Brasil e do mundo. O Boletim atual retrata a conjuntura econômica relacionada ao segundo trimestre de 2021

Boletim trimestral da Economia Goiana – 3° Trimestre/2021

O Produto Interno Bruto goiano para o segundo trimestre do ano de 2021 resultou em uma taxa de variação de 0,6% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Veja os detalhes no boletim do 3º Trimestre de 2021.

Boletim trimestral da Economia Goiana – 2° Trimestre/2021

O Produto Interno Bruto goiano para o segundo trimestre do ano de 2021 resultou em uma taxa de variação de 4,4% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Veja os detalhes no boletim do 2º Trimestre de 2021.

Déficit Habitacional com base nos dados do CadÚnico 2020

O presente boletim procura expor a questão do déficit habitacional como um problema social influenciado por diversos fatores visando o acesso a oportunidades e redução das desigualdades sociais, com foco na promoção do acesso a políticas públicas voltadas para pessoas e famílias com ótica na economia urbana, analisando como os fatores econômicos são determinantes na configuração da vida urbana.

Boletim trimestral da Economia Goiana – 1° Trimestre/2021

O Boletim conjuntural trimestral goiano da Economia Goiana busca disseminar e compreender a dinâmica da economia goiana no curto prazo, contextualizando-a com os principais eventos econômicos do Brasil e do mundo. O foco será os dados trimestrais do referido período contemplando uma breve análise da economia mundial, o desempenho do PIB trimestral e dos setores econômicos, além uma análise sobre política fiscal, política monetária, especificamente crédito e inflação e o mercado de trabalho.

Relatório de Renúncia da Fiscal 2020

O relatório apresenta as seguintes seções. A seção dois apresenta uma revisão da literatura econômica relacionada com o tema, a terceira seção realiza uma análise da renúncia fiscal do Estado de Goiás, a quarta seção realizou dois exercícios analíticos relacionando a renúncia fiscal com os setores econômicos mais dinâmicos e com os segmentos industriais com maior participação na economia goiana; por fim, são apresentadas as considerações finais.

Relatório Conjuntural da Economia Goiana 2020

O presente relatório resume os principais resultados macroeconômicos do Brasil, bem como para Goiás. Ademais, dado o choque extraordinário da pandemia da Covid-19, também sintetiza  as principais ações governamentais, cujo intuito foi de mitigar o impacto recessivo e sanitário da pandemia.

Déficit Habitacional em Goiás: Uma Análise do CadÚnico nos Anos de 2017 e 2018 - Novembro/2018

O objetivo do trabalho é mensurar o déficit habitacional nos municípios goianos no referido ano, utilizando a fonte de dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Com este indicador o IMB/Segplan fornece para o Poder Público e para a sociedade subsídios suficiente para auxiliar na formulação de políticas públicas referentes à habitação. Nesta publicação, os resultados também foram disponibilizados de maneira interativa através de um dashboard (painel).

Panorama das Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária em Goiás - Julho/2018

O objetivo desse estudo é apresentar e descrever as ICSAP para o estado de Goiás e suas regiões de saúde. Utilizando-se de dados sobre internações do Sistema de Informação Hospitalar (SIH/SUS) e a Projeção Populacional do Instituto Mauro Borges (IMB).

Determinação de fatores associados ao abandono escolar: uma análise do Ensino Médio Goiano - Março/2018

Este trabalho busca identificar os determinantes do abandono no Ensino Médio em Goiás. Para isso é utilizado o Censo Escolar da Educação Básica de 2016 associado às informações de rendimento dos discentes ao fim desse mesmo ano. Assim, estima-se um modelo econométrico para identificar, dentro de uma série de variáveis, quais têm efeito sobre a chance do aluno desistir dos estudos ao longo do ano escolar.

A Vulnerabilidade Social nos Municípios Goianos - Janeiro/2018

Este trabalho tem o objetivo de realizar um agrupamento de municípios de acordo com as características de vulnerabilidade dos indivíduos e dos domicílios. Para isso, dados do Censo Demográfico de 2010 e compilados pelo Atlas Brasil. Este agrupamento permite o direcionamento melhor das políticas públicas que visam combater a vulnerabilidade em Goiás, na medida em que os municípios são organizados de acordo com as nas condições comuns de carência apresentadas pelos municípios.

Déficit Habitacional em Goiás: Uma Análise do CadÚnico - 2017 - Setembro/2017

O objetivo do trabalho é mensurar o déficit habitacional nos municípios goianos no referido ano, utilizando a fonte de dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), almejando ser uma ferramenta útil para auxiliar as políticas públicas referentes à habitação.

Panorama sobre a Estratégia Saúde da Família e alguns indicadores de saúde no Estado de Goiás - Junho/2017

O trabalho buscou analisar a relação entre o Estratégia Saúde da Família e alguns indicadores vinculados à saúde materno-infantil no estado de Goiás. Apurou-se certa heterogeneidade entre os municípios goianos nos indicadores analisados. Disso, implica ações diferenciadas de expansão levando em conta as especificidades de cada localidade.

Análise das Linhas de Crédito da GoiásFomento - 2000 - 2015 - Fevereiro/2017

O objetivo do trabalho é que a partir desse amplo diagnóstico a agência GoiásFomento detenha uma ferramenta para auxiliar o seu processo de planejamento estratégico, haja vista as falhas que existem no mercado de crédito no Brasil como um todo.

Avaliação e os Determinantes da Eficiência do Ensino Fundamental nos Municípios Goianos - Janeiro/2017

O presente estudo tem dois objetivos principais: verificar o nível de eficiência dos municípios goianos na provisão de educação básica e determinar os condicionantes das eficiências. Para o primeiro objetivo utilizou-se a técnica de análise envoltória de dados (DEA) e para o segundo, a análise de regressão beta inflacionada. Os resultados obtidos sugerem que menos de 8% dos municípios analisados têm máxima eficiência na educação básica. Além disso, no modelo de máxima eficiência, o nível socioeconômico das escolas e a transferência de renda pelo governo federal no programa bolsa família influenciaram positivamente na obtenção de máxima eficiência.

Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) em Goiás e no Distrito Federal entre 2004 e 2014: Um Cálculo dos Subsídios Implícitos - Março/2016

O presente trabalho faz parte da série de estudos que avalia o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) no Estado de Goiás. O estudo mensura os subsídios implícitos do FCO entre os anos de 2004 e 2014, por meio do diferencial entre as taxas de juros efetivamente cobradas e a taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic). No período analisado, os subsídios em Goiás e DF ultrapassaram R$ 1,3 bilhões (valores de 2014).

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.