Economia Serviços

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Setor de Serviços Goiano: Uma Análise em Perspectiva Histórica - Maio/2017

O objetivo desse estudo é apresentar e discorrer sobre dados do setor econômico de serviços goiano, buscando sempre tornar os dados de diferentes períodos e fontes de informações, tais como anuários, base de dados online, entre outros, o mais comparável possível.

Goiás em Dados

Conjunto de informações socioeconômicas do Estado de Goiás agrupadas em séries históricas que permite a análise da dinâmica econômica com as transformações espaciais produzidas pelos impactos demográficos, econômicos, socioculturais e financeiros.

Estatísticas Básicas

Documento com estatísticas detalhadas sobre Goiás divulgadas quadrimestralmente. Compõe a revista Economia & Desenvolvimento como encarte, quando esta é editada.

Estado de Goiás no Contexto Nacional

Documento que mostra a performance do Estado de Goiás no cenário nacional em diversos indicadores. Composto por diversas tabelas com informações ranqueadas segundo as unidades da federação compara, em quase todos os indicadores, o ano 2000 com o último ano disponível.

Regiões de Planejamento

Publicação com informações estatísticas socioeconômicas relevantes agrupadas por regiões de planejamento, de forma a contribuir para a definição de políticas de desenvolvimento.

Síntese de Indicadores Socioeconômicos

A Síntese de Indicadores Socioeconômicos mostra os principais indicadores socioecomicos do Estado de Goiás e do Brasil, em forma de tabelas e gráficos.

Goiás - Visão Geral

Visão geral sobre o estado de Goiás referentes a seus aspectos físicos, econômicos e socias.

PMS - Pesquisa Mensal de Serviços

A pesquisa Mensal de Serviços (PMS) é realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem por objetivo produzir indicadores que permitam o acompanhamento da evolução conjuntural do setor de serviços empresariais não financeiros e de seus principais segmentos, abrangendo o conjunto de atividades do setor. Séries Históricas   O Índice de Serviços – Índice geral sem detalhamento por atividade é calculado para Brasil e suas 27 Unidades da Federação. O detalhamento por atividade é realizado para 12 unidades da Federação selecionadas (Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal) são produzidos indicadores para os seguintes grupos:  Serviços prestados às famílias;  Serviços de informação e comunicação;  Serviços profissionais, administrativos e complementares;  Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio;  Outros serviços.  Âmbito - A PMS investiga as empresas de serviços que possuam 20 ou mais Pessoas Ocupadas, cuja receita provenha, predominantemente, da atividade de prestação de serviços, e estejam sediadas no território nacional. Para as Unidades da Federação da Região Norte (Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá e Tocantins) são consideradas apenas as que estão sediadas nos municípios das capitais, com exceção do Pará, onde são consideradas aquelas que estão sediadas nos municípios da Região Metropolitana de Belém.  Unidade de Investigação – A unidade básica de informação da PMS é a empresa, definida como a entidade jurídica caracterizada por firma ou razão social, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).  Variável Investigada - A PMS investiga a receita bruta de serviços, total e por Unidade da Federação, definida como a receita proveniente das atividades de prestação de serviços, sem dedução de impostos e contribuições incidentes, abatimentos e descontos incondicionais. Não estão incluídas as receitas financeiras e não operacionais.  Amostra – Com base na Pesquisa Anual de Serviços – PAS 2008 e dentro do âmbito e da abrangência previamente definidos, foram selecionadas cerca de 9.500 empresas, distribuídas nas 27 Unidades da Federação.  Série Receita Nominal – A PMS divulga índices de receita nominal, a partir da variável investigada.  Tipos de Índices – São divulgados quatro tipos de índices:  Índice de Base Fixa: Compara os níveis nominais da Receita bruta de serviços do mês com a média mensal obtida no ano de 2011.  Índice Mês / Igual Mês do Ano Anterior: Compara os índices nominais da Receita bruta de serviços do mês com os obtidos em igual mês do ano anterior.  Índice Acumulado no Ano: Compara os índices acumulados nominais da Receita bruta de serviços de janeiro até o mês do índice com os de igual período do ano anterior;  Índice Acumulado de 12 Meses: Compara os índices acumulados nominais da Receita bruta de serviços dos últimos 12 meses com os de igual período imediatamente anterior.  Observações:  Os índices do mês poderão ser alterados na divulgação do mês subsequente, em virtude de retificações nos dados primários por parte dos informantes da pesquisa.

PAS – Pesquisa Anual de Serviços

A Pesquisa Anual de Serviços - (PAS)- tem por objetivo no âmbito do Sistema Estatístico, fornecer informações dos segmentos produtivos não financeiros para o Sistema de Contas Nacionais. A pesquisa permite a construção de um sistema de informações para elaboração de estimativas de valor adicionado, emprego e salários, em níveis detalhados da classificação de atividades e por Unidades da Federação, possibilitando a identificação da estrutura básica dos serviços empresariais não financeiros no País, bem como sua distribuição espacial e o acompanhamento de suas transformações no tempo.  A unidade de investigação  É a empresa, definida como sendo a unidade jurídica caracterizada por uma firma ou razão social, que engloba o conjunto de atividades econômicas exercidas em uma ou mais unidades locais.  Variáveis investigadas nas empresas em nível regional  A descrição da dimensão regional da PAS é obtida no capítulo de dados regionalizados, através de informações por Unidades da Federação de atuação da empresa no ano de referência da pesquisa. As variáveis investigadas são: pessoal ocupado em 31 de dezembro de 2010; salários, retiradas e outras remunerações; número de estabelecimentos de prestação de serviços com receita; e receita bruta de serviços mais receita de incorporação e venda de imóveis próprios.  Abrangência da Pesquisa  A pesquisa abrange as empresas do estrato certo: empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas; estrato gerencial: empresas com menos de 20 pessoas ocupadas e que atuam em mais de uma Unidade da Federação; e estrato amostrado: empresas com menos de 20 pessoas ocupadas e que atuam em apenas uma Unidade da Federação. A partir do ano 2005, no plano amostral da PAS, o estrato amostrado passou a ser subdividido em outros três estratos, a saber: 1) Estrato amostrado A1: empresas com 0 a 4 pessoas ocupadas; 2) Estrato amostrado A2: empresas com 5 a 9 pessoas ocupadas; e  3) Estrato amostrado A3: empresas com 10 a 19 pessoas ocupadas. Cabe ressaltar que existem algumas exceções: empresas que, no cadastro básico de seleção da amostra da pesquisa, possuem menos de 20 pessoas ocupadas são incluídas no estrato certo quando apresentaram receita no mesmo patamar das empresas do estrato certo da pesquisa do ano anterior.

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