Economia Comércio

Produtos deste tema

Goiás em Dados

Conjunto de informações socioeconômicas do Estado de Goiás agrupadas em séries históricas que permite a análise da dinâmica econômica com as transformações espaciais produzidas pelos impactos demográficos, econômicos, socioculturais e financeiros.

Estatísticas Básicas

Documento com estatísticas detalhadas sobre Goiás divulgadas quadrimestralmente. Compõe a revista Economia & Desenvolvimento como encarte, quando esta é editada.

Estado de Goiás no Contexto Nacional

Documento que mostra a performance do Estado de Goiás no cenário nacional em diversos indicadores. Composto por diversas tabelas com informações ranqueadas segundo as unidades da federação compara, em quase todos os indicadores, o ano 2000 com o último ano disponível.

Regiões de Planejamento

Publicação com informações estatísticas socioeconômicas relevantes agrupadas por regiões de planejamento, de forma a contribuir para a definição de políticas de desenvolvimento.

Síntese de Indicadores Socioeconômicos

A Síntese de Indicadores Socioeconômicos mostra os principais indicadores socioecomicos do Estado de Goiás e do Brasil, em forma de tabelas e gráficos.

Goiás - Visão Geral

Visão geral sobre o estado de Goiás referentes a seus aspectos físicos, econômicos e socias.

PMC - Pesquisa Mensal do Comércio

A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), realizada mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), produz indicadores que possibilitam acompanhar e analisar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país. Séries Históricas   Através da pesquisa, investiga-se a receita bruta de revenda nas empresas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista. A pesquisa foi iniciada em janeiro de 1995, apenas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A partir do ano 2000, o Instituto passou a produzir indicadores de volume e nominal, desagregados em cinco grupos de atividades, para o Brasil e os estados do Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal. Para realização da pesquisa, foi definida uma amostra de cerca de 9.000 empresas distribuídas nas 27 Unidades da Federação.  A variável investigada é a receita bruta de revenda, Total e por Unidade da Federação, definida no âmbito da empresa como a receita bruta mensal proveniente da revenda de mercadorias, não deduzidos os impostos incidentes e nem as vendas canceladas, abatimentos e impostos incondicionais, não estando aí incluídas as receitas financeiras e não-operacionais. São construídos a partir destas variáveis, dois índices: Receita Nominal de Vendas e Volume de Vendas. Estes índices são divulgados nos seguintes formatos:  1 – Índice de Comércio Varejista - Índice-síntese dos seguintes grupos de atividades:  • Combustíveis e lubrificantes; • Supermercados, hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo; • Vestuário, calçados e tecidos; • Móveis e eletrodomésticos; • Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria e cosméticos; • Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação; • Livros, jornais, revistas e papelaria; • Outros artigos de uso pessoal e doméstico  2 – Índices de Comércio Varejista por atividade – Para os segmentos do varejo, relacionados acima, são divulgados índices em nível Brasil e 12 Unidades da Federação selecionadas: Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal. Para estes estados divulgam-se, ainda, resultados para Supermercados hipermercados, que corresponde a um detalhamento da atividade de “Supermercados, hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo”.  3 - Índices de Comércio Varejista Ampliado - Índice-síntese dos grupos de atividades que compõem o varejo e mais os segmentos de Veículos e Motocicletas, Partes e Peças e de Material de Construção. Divulgados para o Brasil e suas 27 Unidades da Federação.  4 - Índices de Comércio Varejista Ampliado por Atividade - Para todas as atividades relacionadas no item 1 além de Veículos e motos, partes e peças e de Material de construção são calculados índices para o Brasil e as 12 Unidades da Federação citadas no item 2.  São divulgados 4 tipos de índices:  ÍNDICE DE BASE FIXA: Compara os níveis nominais e de volume da Receita Bruta de Revenda do mês com a média mensal obtida no ano de 2003. ÍNDICE MENSAL: Compara os índices nominais e de volume da Receita Bruta de Revenda do mês com os obtidos em igual mês do ano anterior;  ÍNDICE ACUMULADO NO ANO: Compara os índices acumulados nominais e de volume da Receita Bruta de Revenda de janeiro até o mês do índice com os de igual período do ano anterior;  ÍNDICE ACUMULADO DE 12 MESES: Compara os índices acumulados nominais e de volume da Receita Bruta de Revenda dos últimos 12 meses com os de igual período imediatamente anterior.

PAC - Pesquisa Anual de Comércio

A Pesquisa Anual de Comércio - PAC tem por objetivo descrever as características estruturais básicas do segmento empresarial do comércio atacadista e varejista no País e suas transformações no tempo. Séries Históricas   A série da PAC teve início em 1988, com o objetivo de fornecer informações anuais sobre o setor de comércio nos períodos intercensitários. A partir do ano de 1996, a PAC foi adequada aos parâmetros do novo modelo de produção das estatísticas industrial, comercial e de serviços, em que os censos econômicos quinquenais foram substituídos por pesquisas anuais de base amostral. O Cadastro Central de Empresas - CEMPRE, atualizado sistematicamente, é a referência comum para o universo das empresas.  O desenho das pesquisas estruturais anuais leva em conta a concentração da atividade produtiva nos segmentos de maior porte, dando tratamento censitário para empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas, para as atividades de comércio e serviços, ou 30 ou mais pessoas ocupadas, para a indústria, no cadastro básico de seleção. As demais empresas são objeto de seleção probabilística. A PAC é a pesquisa estrutural central do subsistema de estatísticas do Comércio. Âmbito da pesquisa O âmbito da PAC inclui as empresas que atendem aos seguintes requisitos: 1 - Estar em situação ativa no Cadastro Central de Empresas do IBGE, classificada como empresa comercial, isto é, ter atividade principal contemplada na seção G – Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas, da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0; e  2- Estar sediada no Território Nacional e, em particular, para as Unidades da Federação da Região Norte (Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Ama¬pá e Tocantins) são consideradas apenas aquelas que estão sediadas nos municípios das capitais, com exceção do Pará onde são consideradas aquelas que estão sediadas nos municípios da Região Metropolitana de Belém. Define-se como empresa comercial aquela cuja receita bruta provenha, predominantemente, da atividade comercial, entendida como compra para revenda, sem transformação significante, de bens novos e usados. Em consonância com a abrangência das pesquisas anteriores, optou-se por excluir do âmbito da PAC, embora façam parte da seção G da CNAE 2.0, os seguintes segmentos: • serviços de manutenção e reparação de veículos e motocicletas; e • reparação de objetos pessoais e domésticos. Variáveis investigadas nas empresas em nível regional A descrição da dimensão regional da PAC é obtida no capítulo de Dados Regionalizados através de informações por Unidade da Federação de atuação da empresa no ano de referência da pesquisa. As variáveis investigadas são: pessoal ocupado em 31 de dezembro; salários, retiradas e outras remunerações; número de uni¬dades locais; e receita bruta de revenda e de comissões sobre vendas. Por unidades locais com receita de revenda, entende-se as unidades locais da empresa dedicadas à revenda de mercadorias, tais como: lojas, filiais, locais de venda, etc.

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