PAC - Pesquisa Anual de Comércio PAC - Pesquisa Anual de Comércio
A Pesquisa Anual de Comércio - PAC tem por objetivo descrever as características estruturais básicas do segmento empresarial do comércio atacadista e varejista no País e suas transformações no tempo.
A série da PAC teve início em 1988, com o objetivo de fornecer informações anuais sobre o setor de comércio nos períodos intercensitários. A partir do ano de 1996, a PAC foi adequada aos parâmetros do novo modelo de produção das estatísticas industrial, comercial e de serviços, em que os censos econômicos quinquenais foram substituídos por pesquisas anuais de base amostral. O Cadastro Central de Empresas - CEMPRE, atualizado sistematicamente, é a referência comum para o universo das empresas.
O desenho das pesquisas estruturais anuais leva em conta a concentração da atividade produtiva nos segmentos de maior porte, dando tratamento censitário para empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas, para as atividades de comércio e serviços, ou 30 ou mais pessoas ocupadas, para a indústria, no cadastro básico de seleção. As demais empresas são objeto de seleção probabilística. A PAC é a pesquisa estrutural central do subsistema de estatísticas do Comércio.
Âmbito da pesquisa
O âmbito da PAC inclui as empresas que atendem aos seguintes requisitos:
1 - Estar em situação ativa no Cadastro Central de Empresas do IBGE, classificada como empresa comercial, isto é, ter atividade principal contemplada na seção G – Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas, da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0; e
2 - Estar sediada no Território Nacional e, em particular, para as Unidades da Federação da Região Norte (Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Ama¬pá e Tocantins) são consideradas apenas aquelas que estão sediadas nos municípios das capitais, com exceção do Pará onde são consideradas aquelas que estão sediadas nos municípios da Região Metropolitana de Belém.
Define-se como empresa comercial aquela cuja receita bruta provenha, predominantemente, da atividade comercial, entendida como compra para revenda, sem transformação significante, de bens novos e usados. Em consonância com a abrangência das pesquisas anteriores, optou-se por excluir do âmbito da PAC, embora façam parte da seção G da CNAE 2.0, os seguintes segmentos: • serviços de manutenção e reparação de veículos e motocicletas; e • reparação de objetos pessoais e domésticos.
Variáveis investigadas nas empresas em nível regional
A descrição da dimensão regional da PAC é obtida no capítulo de Dados Regionalizados através de informações por Unidade da Federação de atuação da empresa no ano de referência da pesquisa. As variáveis investigadas são: pessoal ocupado em 31 de dezembro; salários, retiradas e outras remunerações; número de uni¬dades locais; e receita bruta de revenda e de comissões sobre vendas. Por unidades locais com receita de revenda, entende-se as unidades locais da empresa dedicadas à revenda de mercadorias, tais como: lojas, filiais, locais de venda, etc.

Pesquisa Anual do Comércio 2016
- Categoria Pai: Análises Estruturais
- Categoria: PAC - Pesquisa Anual de Comércio

Pesquisa Anual do Comércio 2015
- Categoria Pai: Análises Estruturais
- Categoria: PAC - Pesquisa Anual de Comércio

Pesquisa Anual do Comércio 2014
- Categoria Pai: Análises Estruturais
- Categoria: PAC - Pesquisa Anual de Comércio

Goiás representou 50% do comércio do Centro-Oeste em 2012
- Categoria Pai: Análises Estruturais
- Categoria: PAC - Pesquisa Anual de Comércio