Análises Conjunturais Vendas no comércio varejista crescem 3,9% em setembro.

Categoria Pai: Análises Conjunturais
Categoria: PMC - Pesquisa Mensal do Comércio

Os resultados do comércio varejista foram positivos no mês de setembro e no terceiro trimestre em Goiás. Em setembro, houve um crescimento de 3,90% no volume de vendas e de 6,15% na receita nominal, em relação a setembro do ano anterior. No 3º trimestre do ano, essas taxas foram de 3,80% e 7,10%, respectivamente.

No comércio varejista ampliado, o volume de vendas na relação setembro09/setembro08 obteve um aumento de 8,54% em Goiás. No trimestre esse aumento foi inferior, 2,44%. Com relação à receita nominal, no mês de setembro o aumento foi de 5,73% e no trimestre, de 0,80%.

Atentando-se para a média móvel de 3 meses das vendas, percebe-se que houve desaceleração do crescimento a partir do 2º semestre de 2008 até o 1º trimestre de 2009, porém a tendência de queda do volume de vendas parece ter se estabilizado em março apresentando uma recuperação do indicador a partir de então. Na média, o últimos 3 meses apresenta crescimento de 3,80%.

Na média móvel de 12 (doze) meses, o volume de vendas ainda aponta queda no comércio puxado pela situação conjuntural desde outubro/2008. A média móvel de 12 meses para o volume de vendas no mês de setembro apresentou um crescimento de 2,92%, crescimento bem inferior quando comparado a média móvel deste mês no ano de 2008, em que este índice apresentou um crescimento de 9,74%.

A receita nominal de vendas na média móvel de 3 meses, apresentou queda bastante acentuada no começo de 2009 e se mantém com crescimento próximo a 7%. Essa queda, embora mais sensível, também é observada no médio prazo como se percebe na média móvel de 12 meses e no acumulado de 12 meses. Esse comportamento é paralelo para o comportamento das receitas do comércio embora com elasticidade menor. Ou seja, tanto vendas quanto receita de vendas vêm apresentando tendência de queda.

O setor com maior desempenho no volume de vendas foi Outros artigos de uso pessoal e doméstico, que engloba segmentos como lojas de departamentos, ótica, joalheria, artigos esportivos, brinquedos etc, com crescimento no volume de vendas de 16,53% no mês e 17,72% no trimestre. Também, destaca-se o crescimento baseado na renda das famílias do setor de hipermercados (item que reflete a recuperação da economia baseado no consumo). Também, houve crescimento na receita nominal de 23,17% no mês e 24,30% no trimestre. Os resultados para este setor foram superiores ao nacional que obteve crescimento trimestral de 7,28% no volume de vendas e 16,69% na receita nominal. As condições econômicas favoráveis no que diz respeito ao comportamento da massa de salários e a retomada gradual do crédito são os principais fatores explicativos do desempenho positivo do segmento.

Outros segmentos que apresentaram resultados significativos foram Hipermercados supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo, com aumento trimestral de 12,09% no volume de vendas e 15,20% na receita nominal, e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos, 12,70% de crescimento no volume de vendas e 21,96% na receita no 3º trimestre. Esse resultado mostra que a atividade continua tendo, também, seu desempenho relacionado ao movimento da massa real de salário e do crédito, somado à essencialidade dos produtos do gênero.

O setor com o maior decréscimo no volume de vendas no mês de setembro com relação a setembro de 2008 foi Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação com queda de 34,26% no volume de vendas e 3,08% no trimestre. A queda na receita nominal foi ainda maior para este setor com decréscimo de 35,23% no mês e 4,77% no trimestre.

Outros segmentos que apresentaram um resultado fraco no trimestre foram o de Material de construção, apresentando um decréscimo no volume de vendas de 11,37% e na receita de 5,25%, Combustíveis e Lubrificantes com decréscimo de 9,85% nas vendas e 5,66% nas receitas.

 

 

 

 

Tabela 1 - Estado de Goiás e Brasil: Variação de volume de vendas no comércio varejista ampliado – setembro e 3º trimestre de 2009

Segmentos

Variação (%)

Brasil

Goiás

Set

3º Trim

Set

3º Trim.

Comércio varejista geral

5,01

5,25

3,90

3,80

Combustíveis e Lubrificantes

-4,27

-4,22

-8,01

-9,85

Hipermercados supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo

9,68

9,43

13,32

12,09

Hipermercados e Supermercados

9,48

9,26

13,13

11,94

Tecidos, vestuários e calçados

-6,62

-4,82

0,33

-2,04

Móveis e eletrodomésticos

1,50

0,85

-3,09

-2,15

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos

8,09

12,05

8,91

12,70

Livros, jornais, revistas e papelaria

9,65

10,94

3,03

-0,80

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

3,18

4,14

-34,26

-3,08

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

6,62

7,28

16,53

17,72

Comércio varejista ampliado

9,13

5,19

8,54

2,44

Veículos, motores, partes e peças

18,86

7,73

15,77

3,13

Material de construção

-8,19

-8,98

-9,62

-11,37

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.

 

 

 

 

Tabela 2 - Estado de Goiás e Brasil: Variação da receita nominal no comércio varejista ampliado – setembro e 3º trimestre de 2009

Segmentos

Variação (%)

Brasil

Goiás

Setembro

3º Trim

Setembro

3ºTrim.

Comércio varejista geral

8,07

8,53

6,15

7,10

Combustíveis e Lubrificantes

-4,75

-4,11

-8,76

-5,66

Hipermercados supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo

12,91

12,49

16,21

15,20

Hipermercados e Supermercados

12,71

12,31

16,01

15,05

Tecidos, vestuários e calçados

-0,24

1,76

4,51

3,28

Móveis e eletrodomésticos

0,10

-0,05

-4,50

-3,14

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos

14,84

19,15

17,71

21,96

Livros, jornais, revistas e papelaria

15,75

16,78

7,65

4,30

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

-2,52

0,36

-35,23

-4,77

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

15,69

16,69

23,17

24,30

Comércio varejista ampliado

8,06

4,77

5,73

0,80

Veículos, motores, partes e peças

10,31

-0,19

7,29

-4,51

Material de construção

-2,41

-1,55

-5,21

-5,25

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.

 

           

 

 

 

Gráfico 1 - Variação do volume de vendas no comércio varejista de Goiás - média móvel

 

 

 

Gráfico 2 - Variação da receita nominal de vendas no comércio varejista de Goiás - média móvel

 

 

 

 

Equipe de Conjuntura da Seplan:

Dinamar Ferreira Marques

Marcos Fernando Arriel

Maria de Fátima Mendonça Faleiro Rocha

Lucelena Fátima de Melo

Rafael Marques de Camargos

Daniela Vieira de Oliveira

Eduiges Romanatto

 

 

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