Análises Conjunturais Vendas no comércio varejista crescem 3% em agosto.

Categoria Pai: Análises Conjunturais
Categoria: PMC - Pesquisa Mensal do Comércio

Segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Comércio Varejista de Goiás apresentou em agosto, em termos de volume de vendas, acréscimos da ordem de 2,98% sobre agosto do ano anterior, de 2,37% no acumulado dos oito primeiros meses do ano e 3,31% nos últimos 12 meses. Para os mesmos indicadores, a receita nominal de vendas apresentou taxas de variação de 6,61%, 7,38% e de 8,86%, respectivamente.

O incremento no volume de vendas ficou abaixo do percentual nacional que foi de 4,72% sobre agosto do ano anterior, de 4,67% no acumulado dos oito primeiros meses do ano e 5,37% nos últimos 12 meses. Para a receita nominal no comércio varejista, os resultados de Goiás ficaram aquém dos índices brasileiros. No Brasil, as variações para os mesmos indicadores foram de 8,03%, 9,60% e 10,74%, respectivamente (Tabelas 1 e 2).

O comércio varejista ampliado, que inclui os segmentos de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção, apresentou crescimento de 1,17% para o volume de vendas para Goiás em agosto de 2009 comparado a agosto de 2008. Para a receita, houve um pequeno decréscimo de 0,06%.

 

 

 

Tabela 1 - Estado de Goiás e Brasil: Variação do Volume de Vendas no comércio varejista -  agosto de 2009

Segmentos

Variação (%)

Brasil

Goiás

ago*

No ano

ago*

No ano

Comércio varejista geral

4,72

4,67

2,98

2,37

Combustíveis e Lubrificantes

-5,12

0,40

-12,68

-3,77

Hipermercados supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo

8,51

7,44

10,38

5,75

Hipermercados e Supermercados

8,35

7,23

10,11

5,62

Tecidos, vestuários e calçados

-5,84

-6,15

-1,93

-2,78

Móveis e eletrodomésticos

0,59

-1,59

-1,87

-3,28

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos

14,85

12,49

14,34

12,08

Livros, jornais, revistas e papelaria

11,06

9,23

-6,33

-1,83

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

0,05

13,33

3,34

0,99

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

7,32

9,00

16,35

26,71

Comércio varejista ampliado geral

5,52

3,71

1,17

1,02

Veículos, motores, partes e peças

9,37

4,39

1,08

1,66

Material de construção

-6,86

-9,79

-10,91

-13,47

* Variação em relação ao mesmo mês do ano anterior

 

 

 

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.

 

 

 

 

Tabela 2 - Estado de Goiás e Brasil: Variação da Receita Nominal no comércio varejista - agosto de 2009

Segmentos

Variação (%)

Brasil

Goiás

ago*

No ano

ago*

No ano

Comércio varejista geral

8,03

9,60

6,61

7,38

Combustíveis e Lubrificantes

-4,62

1,28

-8,98

2,71

Hipermercados supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo

11,44

13,64

14,03

12,10

Hipermercados e Supermercados

11,27

13,39

13,75

11,94

Tecidos, vestuários e calçados

0,52

0,75

3,68

3,60

Móveis e eletrodomésticos

-0,20

-1,79

-2,13

-3,13

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos

22,46

19,05

23,83

19,70

Livros, jornais, revistas e papelaria

16,76

13,26

-0,92

2,40

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

-1,29

7,37

0,63

-4,77

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

16,29

18,61

23,53

33,25

Comércio varejista ampliado geral

5,18

5,13

-0,06

1,04

Veículos, motores, partes e peças

0,98

-1,86

-6,47

-4,66

Material de construção

0,66

1,06

-4,68

-3,76

* Variação em relação ao mesmo mês do ano anterior

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.

 

 

 

Atentando-se para a média móvel de 03 meses das vendas (Gráfico 1), percebe-se que houve desaceleração do crescimento a partir do 2º semestre de 2008 até o 1º trimestre de 2009, porém a tendência de queda do volume de vendas parece ter se estabilizado em março apresentando uma recuperação das vendas no comércio quando se percebe a melhora do indicador. A média móvel dos últimos 3 meses apresenta crescimento de 3,16%.

Na média móvel de 12 meses, as vendas ainda apontam para um esfriamento do comércio puxado pela situação conjuntural desde outubro/2008 com o índice apresentando uma queda no crescimento. A média móvel de 12 meses do mês de agosto apresentou um crescimento de 3,30%, crescimento bem inferior quando comparado a média móvel deste mês no ano de 2008, em que este índice apresentou um crescimento de 9,55%.

 

 

 

 

 

 

Na média móvel de 3 meses, a receita de vendas apresentou um aumento de 7,14%. A média móvel de 12 meses apresentou queda no crescimento desde o final de 2008 e em agosto apresentou um acréscimo de 8,93%.

 

 

 

 

 

 

RESULTADOS SETORIAIS

A atividade Outros artigos de uso pessoal e doméstico apresentou o maior crescimento no volume de vendas na relação agosto09/agosto08,16,35%, No acumulado do ano, este crescimento foi de 26,71% e o acumulado dos últimos 12 meses foi de 24,85%. No que diz respeito à receita nominal de vendas, esta atividade também apresenta o maior crescimento, 23,53%, quando comparado agosto de 2009 com o ano anterior. O acumulado do ano foi de 33,25% e o acumulado dos últimos 12 meses foi de 30,80%.

 O segmento Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, com a segunda maior participação na taxa global do varejo, apresentou crescimento de 14,34% nas vendas na comparação com agosto do ano passado e taxas acumuladas de 12,08% no ano e 13,10% para os últimos 12 meses. Para estes indicadores, o crescimento na receita nominal de vendas foi de 23,83%, 19,70% e 19,09%, respectivamente.

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo apresentaram variação de 10,38% nas vendas em agosto, sobre igual mês do ano anterior, 5,75% no acumulado do ano e 2,76% nos últimos 12 meses. A receita nominal da atividade em agosto09/agosto08, nos acumulados dos oito primeiros meses do ano e nos últimos 12 meses foram de 14,03%, 12,10% e 10,95%, respectivamente.

Os segmentos de Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação; Móveis e eletrodomésticos; Tecidos, vestuário e calçado; Livros, jornais, revistas e papelaria apresentaram variações nas vendas em agosto, sobre igual mês do ano anterior, de 3,34%, -1,87%, -1,93%, -6,33%, respectivamente. As variações de receita nominal foram de 0,63%, -2,13%, 3,68%, -0,92%.

A atividade Combustíveis e lubrificantes apresentou, na comparação com o ano anterior, maior queda na variação no mês de agosto (-12,68% no volume de vendas). A receita nominal apresentou queda de 8,98% para este indicador.

No comércio varejista ampliado, Veículos, motocicletas, partes e peças e Materiais de construção apresentaram variações de 1,08% e -10,91% nas vendas de agosto de 2009 comparadas com este mês em 2008, no acumulado do ano a variação foi de 1,66% e -13,47% e nos últimos 12 meses, de 1,15% e -8,06%. As variações na receita nominal foram de -6,47% e -4,68% em agosto, sobre igual mês do ano anterior, -4,66% e -3,76% no acumulado dos 8 meses do ano e de -2,79% e 2,92% no acumulado de 12 meses.

 

 

Equipe de Conjuntura da Seplan:

Dinamar Ferreira Marques

Marcos Fernando Arriel

Maria de Fátima Mendonça Faleiro Rocha

Lucelena Fátima de Melo

Rafael Marques de Camargos

Daniela Vieira de Oliveira

Eduiges Romanatto

 

 

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