Análises Conjunturais Vendas no comércio varejista cresce 3% em julho.

Categoria Pai: Análises Conjunturais
Categoria: PMC - Pesquisa Mensal do Comércio

As vendas do comércio varejista goiano expandiram 3% em julho de 2009 em relação ao mesmo mês do ano anterior, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os destaques positivos foram “Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação” com crescimento de 44,67% e “Outros artigos de uso pessoal e doméstico” que apresentou crescimento de 20,19%. O destaque negativo foi “combustíveis e lubrificantes” com queda de 10,46%.

Atentando-se para a média móvel de 03 meses das vendas (gráficos abaixo), percebe-se que houve desaceleração do crescimento a partir do 2º semestre de 2008 até o 1º trimestre de 2009, porém a tendência de queda do volume de vendas parece ter se estabilizado em março apresentando uma recuperação das vendas no comércio quando se percebe a melhora do indicador. Na média, o últimos 3 meses apresenta crescimento de 2,3%.

Na média móvel de 12 (doze) meses, as vendas ainda apontam para um esfriamento do comércio puxado pela situação conjuntural desde outubro/2008 com o índice apresentando uma queda no crescimento. A média móvel de 12 meses do mês de julho apresentou um crescimento de 3,7%, crescimento bem inferior quando comparado a média móvel deste mês no ano de 2008, em que este índice apresentou um crescimento de 9,4%.

A receita nominal de vendas cresceu 6,8% em julho em comparação ao mesmo mês do ano anterior, sendo que as atividades que mais se destacaram foram “Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos”, com alta de 24,35%, “Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação”, com crescimento de 40,94% e “Outros artigos de uso pessoal e doméstico” com aumento de 26,11% na sua receita nominal. “Combustíveis e lubrificantes” apresentou o segundo mês consecutivo de queda com 2,66% em junho e 0,85% em julho. A atividade “Móveis e eletrodomésticos” o crescimento tem sido negativo desde novembro de 2008 e até o mês de julho, apenas dezembro de 2008 e março de 2009 apresentaram crescimentos positivos de 2,5% e 2,0%, respectivamente.

Na média móvel de 3 meses, a receita de vendas apresentou recuperação na série a partir de março acompanhando o comportamento das vendas, mas o crescimento volta a diminuir nos meses de junho e julho. A média móvel de 12 meses apresentou queda no crescimento desde o final de 2008.

O comércio varejista ampliado, que inclui os segmentos de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, apresentou recuo 2,91% para o volume de vendas. Para a receita o decréscimo foi de 3,86%. Para “Veículos, motocicletas, partes e peças” a queda foi de 13,81% e o setor de “Materiais de construção” a queda foi de 5,94%.

 

 

 

Estado de Goiás e Brasil: Variação do Volume de Vendas no comércio varejista - julho de 2009

Segmentos

Variação (%)

Brasil

Goiás

jul*

No ano

jul*

No ano

Comércio varejista geral

5,93

4,65

3,00

2,08

Combustíveis e Lubrificantes

-4,15

1,22

-10,46

-2,30

Hipermercados supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo

10,08

7,27

9,13

4,58

Hipermercados e Supermercados

9,95

7,06

9,04

4,45

Tecidos, vestuários e calçados

-2,09

-6,17

-4,20

-2,92

Móveis e eletrodomésticos

0,46

-1,92

-1,50

-3,50

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos

13,44

12,02

14,86

11,72

Livros, jornais, revistas e papelaria

12,10

8,98

1,74

-1,19

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

9,57

15,55

44,67

0,67

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

7,86

9,26

20,19

28,31

Comércio varejista ampliado geral

0,87

3,44

-2,91

0,91

Veículos, motores, partes e peças

-4,89

3,69

-7,07

1,74

Material de construção

-12,52

-10,25

-13,56

-13,88

* Variação em relação ao mesmo mês do ano anterior

 

 

 

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.

 

 

 

 

Estado de Goiás e Brasil: Variação da Receita Nominal no comércio varejista - julho de 2009

Segmentos

Variação (%)

Brasil

Goiás

jul*

No ano

jul*

No ano

Comércio varejista geral

9,38

9,83

6,85

7,29

Combustíveis e Lubrificantes

-3,86

2,16

-0,85

4,66

Hipermercados supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo

13,11

13,98

11,79

11,27

Hipermercados e Supermercados

12,95

13,72

11,73

11,11

Tecidos, vestuários e calçados

4,93

0,81

1,82

3,58

Móveis e eletrodomésticos

-0,05

-2,02

-2,79

-3,28

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos

20,40

18,40

24,35

19,04

Livros, jornais, revistas e papelaria

17,84

12,80

6,95

2,88

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

5,54

8,75

40,94

-5,47

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

18,07

18,97

26,11

34,76

Comércio varejista ampliado geral

0,98

5,12

-3,86

1,11

Veículos, motores, partes e peças

-11,72

-2,26

-13,81

-4,40

Material de construção

-3,69

1,13

-5,94

-3,60

* Variação em relação ao mesmo mês do ano anterior

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Equipe de Conjuntura da Seplan:

Dinamar Ferreira Marques

Marcos Fernando Arriel

Maria de Fátima Mendonça Faleiro Rocha

Lucelena Fátima de Melo

Rafael Marques de Camargos

Daniela Vieira de Oliveira

Eduiges Romanatto

 

 

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