Notícias Emater lança Atlas Rural atualizado sobre Goiás

Categoria Pai: Sieg
Categoria: SIEG - Notícias

Com o objetivo de sistematizar informações sobre o setor agropecuária goiano, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) através de sua Gerência de Inteligência Territorial, lançou o Atlas Agropecuário  de Goiás. Trata-se de um trabalho de fôlego que subsidiará os governos do Estado e dos municípios na tomada de decisões em políticas públicas voltadas para o meio rural em vários de seus segmentos. Esse trabalho está à disposição de todo público, seja ele ligado ou não a administração pública, através do endereço: http://www.sieg.go.gov.br/atlasaagro/map.html.

Nesta plataforma on-line, o Atlas reúne informações relacionadas a aspectos políticos e demográficos, economia, meio físico, infraestrutura e logística, pecuária, agricultura e   malha fundiária. No site também é possível verificar informações sobre agricultura familiar, crédito rural e Unidades Locais e Regionais da Emater.

Fernando Moreira (e), responsável técnico pelo projeto; Carlos César, Eng. Agrônomo e Guilherme Resende, coordenador do Atlas Rural.

Segundo um de seus idealizadores, o Engenheiro Agrônomo Carlos César de Queiroz, além de orientar técnicos e gestores públicos, o Atlas foi desenvolvido com o objetivo de organizar informações de interesse do produtor rural. Embora conte com uma plataforma on-line em que os dados podem ser consultados de maneira interativa, o Atlas foi produzido também na versão impressa focando primeiramente a regional do Rio dos Bois. É que a Emater é dividida em 12 regionais. Em seguida, serão evidenciadas as demais.

Salientou Carlos César que com o desmantelamento da antiga Emater, muito se perdeu em se tratando de pesquisas e trabalhos de extensão rural. Agora com a reativação do órgão com a denominação Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária, todos os trabalhos estão sendo retomados  buscando-se todas as ferramentas  modernas para os seguimentos que lhes são inerentes em favor do produtor rural.

Aplicação dos dados

O gerente de Assistência Técnica e Extensão da Emater, Luiz César Gandolfi, destaca que o Atlas reúne os dados do município de uma forma organizada e permite a técnicos da Agência que atuam no campo uma visão mais organizada da realidade local. O servidor também destacou que o material pode auxiliar no Planejamento de Ações Integradas (PAI) das unidades da Agência, com base nas demandas do produtor rural.

O presidente da Emater, Pedro Arraes, destaca que o Atlas também será relevante para os gestores municipais. “Uma vez que os dados podem direcionar o desenvolvimento de projetos agropecuários mais assertivos, de acordo com as características de cada região, o Atlas que já é uma realidade, é uma grande ferramenta para o desenvolvimento de políticas públicas”, enfatiza o dirigente.

Organização de dados

Por sua vez, gerente de Inteligência Territorial da Emater, Guilherme Resende Oliveira, pontua que a iniciativa de produzir o Atlas Agropecuário surgiu diante de carência de informações organizadas sobre o setor em Goiás.

Para produzir o Atlas, se buscou informações em base de dados públicos, entre eles, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), entre outras.

A plataforma reúne ainda informações lançadas pelos técnicos da Emater no Sistema de Acompanhamento, Controle e Avaliação da Agência (Sistec).

Parcerias

Foram parceiros na elaboração do Atlas Agropecuário o Instituto Mauro Borges de Geografia e Estatística (IMB) da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), a Secretaria de Desenvolvimento (SED), a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), o Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Acesso

Para navegar no Atlas Agropecuário de Goiás, acesse: http://www.sieg.go.gov.br/atlasagro/map.html

Original em: http://www.sindileite.org.br/2018/01/22/emater-lanca-atlas-rural-atualizado-sobre-goias/

Fonte: Gerência de Comunicação para Inovação.

Texto: Nathália Peres.
Atualização e fotos: imprensa Fundepec-Goiás/Sindileite-Goiás
Informações à imprensa (62) 3201-8814 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.