Notícias IMB efetua mapeamento das barragens de Goiás

Categoria Pai: Sieg
Categoria: SIEG - Notícias

Diante da problemática envolvendo o rompimento de barragens nos últimos anos e da necessidade de monitorar a situação das mesmas, o Instituto Mauro Borges realiza para o Estado de Goiás o levantamento de seus represamentos de água artificiais.

A construção de barragens é uma solução comum para o acumulo de água, para suprir as necessidades hídricas (principalmente em período de estiagem), e como tem sido veiculado na mídia, os impactos ambientais e sociais que as mesmas podem causar em caso de rompimento são preocupantes.

Por este motivo, e devido à falta de dados sobre estes barramentos para Goiás, o Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos – IMB, através da Gerência de Cartografia e Geoprocessamento, realizou dois mapeamentos das barragens, reservatórios e represas do Estado de Goiás e Distrito Federal para os anos de 2015 e 2016. Sua disponibilização é gratuita por meio do Portal SIEG (Sistema de Geoinformação do Estado de Goiás – www.sieg.go.gov.br).

Os mapeamentos e seus respectivos informes técnicos estão disponíveis a seguir:

Mapeamento dos Espelhos d'água artificiais - 2015:
Informe Técnico: clique aqui.
Arquivo georreferenciado (formato shapefile): clique aqui.

Mapeamento dos Espelhos d'água artificiais - 2016:
Informe Técnico: clique aqui.
Arquivo georreferenciado (formato shapefile): clique aqui.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.