Análises Conjunturais Crescimento de 10,38% no volume de vendas em Goiás
- Categoria Pai: Análises Conjunturais
- Categoria: PMC - Pesquisa Mensal do Comércio
Em outubro, o comércio varejista ampliado em Goiás apresentou um crescimento no volume de vendas de 10,38% e na receita nominal de 10,18%,considerando o mesmo perÃodo do ano anterior. Estes resultados ficaram próximos dos nÃveis nacionais que foram 10,6% e 9,94%, respectivamente. Considerando o indicador em relação ao mês anterior, com ajuste sazonal, o comércio varejista goiano apresentou um decréscimo no volume de vendas de â1,99%, e na receita nominal uma queda de â2,77%. No Brasil estes valores foram 0,51% e 0,38%, respectivamente.
No mês de outubro, comparando-se com o mesmo perÃodo do ano anterior, destacaram-se em Goiás os setores sensÃveis à renda, como hipermercados e supermercados, com crescimento no volume de vendas de 7,21% e na receita nominal de 6,51%. O setor móveis e eletrodomésticos apresentou um crescimento de 18,19% no volume e 13,19% na receita nominal de vendas. Neste segmento impactaram além da renda, as condições propÃcias de crediário e de preços decorrentes do aumento da importação de produtos favorecidos pelo câmbio. O setor de tecidos, vestuários e calçados, que também é sensÃvel à renda disponÃvel, apresentou um crescimento no volume (18,19%), e um acréscimo na receita nominal de 13,63%.
O setor combustÃveis e lubrificantes continuou apresentando resultados fortemente negativos com queda no volume de vendas (-16,56%) e na receita nominal (-9,39%). Estes dados indicam uma situação menos favorável que os resultados nacionais (-5,71%% no volume de vendas e -0,42% na receita nominal).
O segmento material de escritório e informática e comunicação, beneficiado pelo câmbio e pelas condições de crédito apresentou elevado crescimento, com ampliação no volume de 35,92% e na receita nominal de 10,42%. Pesam para o crescimento deste setor os aumentos nas vendas de computadores além da contÃnua expansão das vendas de celulares que atingem as classes de menor poder aquisitivo.
Outro setor que vem se destacando é o de veÃculos, motores, partes e peças, com forte crescimento em decorrência do aumento da renda e do crédito com juros mais baixos para a venda de veÃculos novos. Em outubro houve aumento no volume, se comparado ao mesmo perÃodo do ano anterior, de 22,15% e na receita de vendas de 12,76%.
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Tabela 3 |
||||
Estado de Goiás e Brasil: Variação de volume de vendas no comércio varejista ampliado â outubro de 2006 |
||||
Segmentos |
Variação (%) |
|||
Brasil |
Goiás |
|||
Out. |
No ano |
Out. |
No ano |
|
CombustÃveis e Lubrificantes |
-5,71 |
-8,88 |
-16,56 |
-19,48 |
Hipermercados supermercados produtos alimentÃcios, bebidas e fumo |
6,06 |
7,47 |
5,54 |
12,94 |
- Hipermercados e Supermercados |
6,51 |
7,55 |
7,21 |
14,93 |
Tecidos, vestuários e calçados |
-0,96 |
1,42 |
5,09 |
-0,96 |
Móveis e eletrodomésticos |
18,10 |
10,49 |
18,19 |
12,94 |
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos |
4,69 |
4,02 |
-3,63 |
16,56 |
Livros, jornais, revistas e papelaria |
5,29 |
1,54 |
14,35 |
25,74 |
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
24,90 |
33,71 |
35,92 |
7,90 |
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
21,96 |
16,91 |
-6,35 |
-3,05 |
VeÃculos, motores, partes e peças |
17,71 |
6,54 |
22,15 |
10,75 |
Material de construção |
14,96 |
4,85 |
8,20 |
1,43 |
Comércio varejista geral |
10,6 |
6,05 |
10,38 |
7,58 |
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio. Base: Igual mês do ano anterior = 100 |
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Tabela 4 |
||||
Estado de Goiás e Brasil: Variação de receita nominal no comércio varejista ampliado â outubro de 2006 |
||||
Segmentos |
Variação (%) |
|||
Brasil |
Goiás |
|||
Out. |
No ano |
Out. |
No ano |
|
CombustÃveis e Lubrificantes |
-0,42 |
3,56 |
-9,39 |
-8,12 |
Hipermercados supermercados produtos alimentÃcios, bebidas e fumo |
5,61 |
6,08 |
4,90 |
11,39 |
- Hipermercados e Supermercados |
6,04 |
6,16 |
6,51 |
13,37 |
Tecidos, vestuários e calçados |
4,10 |
6,74 |
13,63 |
7,81 |
Móveis e eletrodomésticos |
12,80 |
7,90 |
13,19 |
10,56 |
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos |
9,37 |
9,59 |
0,31 |
22,12 |
Livros, jornais, revistas e papelaria |
10,26 |
6,84 |
21,72 |
30,57 |
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação |
8,79 |
15,87 |
10,42 |
-9,12 |
Outros artigos de uso pessoal e doméstico |
19,71 |
21,13 |
-1,20 |
4,25 |
VeÃculos, motores, partes e peças |
14,20 |
7,34 |
18,64 |
9,45 |
Material de construção |
18,54 |
9,09 |
12,76 |
5,22 |
Comércio varejista geral |
9,94 |
7,46 |
10,18 |
8,38 |
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio. Base: Igual mês do ano anterior = 100 |
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