Análises Conjunturais Comércio Varejista goiano registra resultados positivos

Categoria Pai: Análises Conjunturais
Categoria: PMC - Pesquisa Mensal do Comércio

No geral observa-se que os segmentos do comércio varejista, sensíveis à renda disponível e a disponibilidade de crediário, além daqueles que possuem preços influenciados pelo câmbio, tiveram resultados altamente favoráveis. Sendo que em Goiás os dados tanto gerais quanto setoriais, apresentaram resultados muito acima da média nacional, sendo a exceção mais representativa o setor de combustíveis e lubrificantes.

O comércio varejista ampliado apresentou em Goiás, no mês de setembro, um bom resultado com crescimento no volume de vendas de 13,74% e na receita nominal de 14,13% considerando o mesmo período do ano anterior, sendo que em nível nacional os valores foram 10,33% e 10,53% respectivamente. Considerando o indicador em relação ao mês anterior com ajuste sazonal, o comercio varejista goiano apresentou um acréscimo no volume de vendas de 5,16%, e na receita nominal um aumento de 6,98%. No Brasil estes valores foram 2,06% e 1,73% respectivamente.

O setor combustíveis e lubrificantes ainda apresentou resultados fortemente negativos com queda no volume de vendas (-22,9%) e na receita nominal (-7,56%). Estes dados indicam uma situação muito aquém dos resultados nacionais, que indicaram queda de 6,48% no volume de vendas e ampliação de 4,14% na receita nominal.

O setor hipermercados e supermercados, altamente sensível à renda disponível das famílias e à massa salarial, apresentou resultados amplamente favoráveis, muito acima da média nacional, com o volume de vendas apresentando um crescimento de 25,68% e a receita nominal 24,62%. No Brasil estes valores foram 11,64% e 10,69% respectivamente.

O setor de tecidos, vestuários e calçados, que também é muito sensível à renda disponível apresentou forte crescimento no volume (10,29%), e acréscimo na receita nominal de 18,54%. Outro aspecto que tem influenciado no setor é a entrada cada vez mais forte no mercado de artigos importados, em especial da China em decorrência dos baixos custos de produção daquele país e do câmbio altamente favorável à importação, o que torna os produtos importados mais competitivos.

O setor móveis e eletrodomésticos apresentou um excelente crescimento de 20,45% no volume e 15,98% na receita de vendas. É um segmento que tem apresentado resultados positivos há vários meses, apesar do alto índice de endividamento dos consumidores, no entanto o ainda abundante crédito ao consumidor apesar das elevadas taxas de juros, baixos preços ocasionados pelo câmbio e a renda disponível tem impactado positivamente no setor.

O segmento material de escritório e informática vem sendo beneficiado pelo câmbio e pela entrada agressiva das grandes redes de varejo que possuem crediário próprio, além do incentivo às vendas do computador popular. Nacionalmente as vendas tiveram em setembro um crescimento no volume  de 26,57% e na receita nominal de 10,28%. Em Goiás este segmento vem apresentando resultados inferiores à média nacional. O volume de vendas apresentou uma elevação de 3,99% e a receita nominal uma queda de –13,5%, ocasionada pela continuidade da redução dos preços.

 

Tabela 3

Estado de Goiás e Brasil: Variação de volume de vendas no comércio varejista ampliado – setembro de 2006

Segmentos

Variação (%)

Brasil

Goiás

Set.

No ano

Set.

No ano

Combustíveis e Lubrificantes

-6,48

-9,22

-22,9

-19,81

Hipermercados supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo

11,04

7,66

23,31

15,32

- Hipermercados e Supermercados

11,64

7,7

25,68

17,42

Tecidos, vestuários e calçados

2,58

1,69

10,29

-1,6

Móveis e eletrodomésticos

20,61

9,6

20,45

12,34

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos

4,14

3,89

-1,9

19,09

Livros, jornais, revistas e papelaria

1,05

0,94

32,84

26,84

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

25,67

34,74

3,99

5,05

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

27,18

16,34

-4,62

-2,59

Veículos, motores, partes e peças

10,07

5,28

21,4

9,53

Material de construção

13,8

3,74

0,56

0,61

Comércio varejista  geral

10,33

5,53

13,74

7,6

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.

 

 

Tabela 4

Estado de Goiás e Brasil: Variação de receita nominal no comércio varejista ampliado –  setembro de  2006

Segmentos

Variação (%)

Brasil

Goiás

Set.

No ano

Set.

No ano

Combustíveis e Lubrificantes

4,14

4,06

-7,56

-7,98

Hipermercados supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo

10,12

6,16

22,33

13,6

- Hipermercados e Supermercados

10,69

6,2

24,62

15,69

Tecidos, vestuários e calçados

8,07

7,04

18,54

7,18

Móveis e eletrodomésticos

15,24

7,32

15,98

10,26

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos

9,21

9,56

1,86

24,9

Livros, jornais, revistas e papelaria

4,93

6,25

40,85

31,43

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

10,28

16,65

-13,5

-11,09

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

27,92

21,4

1,42

5,03

Veículos, motores, partes e peças

8,36

6,56

18,06

8,45

Material de construção

17,37

8,04

4,56

4,29

Comércio varejista  geral

10,53

7,19

14,13

8,48

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.

 

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