Análises Conjunturais Comércio Varejista

Categoria Pai: Análises Conjunturais
Categoria: PMC - Pesquisa Mensal do Comércio

O comércio varejista ampliado apresentou em Goiás, no mês de agosto, um crescimento no volume de vendas de 7,46% e na receita nominal de 7,32% considerando o mesmo período do ano anterior, sendo que em nível nacional os valores foram 7,88% e 8,64% respectivamente. Considerando o indicador em relação ao mês anterior, o comércio varejista goiano apresentou um decréscimo no volume de vendas de -0,67% , e na receita nominal um aumento de 4,99%, no Brasil estes valores foram 2,32% e 2,35% respectivamente.

O principal destaque foi a forte queda tanto no volume de vendas (-26,35%) quanto na receita nominal (-13,98%) do setor combustíveis e lubrificantes. Estes resultados mostram-se muito mais críticos que os nacionais.

O setor hipermercados e supermercados, que é sensível ao nível de renda da população, apresentou resultados muito acima da média nacional com crescimento no volume de vendas de 14,43% e na receita nominal de 12,43%, sendo que no Brasil estes valores foram 7,9% e 6,7% respectivamente.

O setor de tecidos, vestuários e calçados, contrariando a tendência nacional apresentou um decréscimo no volume de vendas (-2,23%), embora tenha apresentado um acréscimo na receita nominal de 6,83%.

O setor móveis e eletrodomésticos continua influenciado pelo crédito ao consumidor e pelos baixos preços ocasionados pelo câmbio, e por isso apresentou um crescimento de 13,45% no volume e 8,37% na receita de vendas. É um segmento que tem apresentado resultados positivos há vários meses, apesar do alto índice de endividamento dos consumidores.

O segmento material de escritório e informática há vários períodos vem sendo beneficiado pelo câmbio que proporciona preços mais baixos para equipamentos importados e pela concorrência das grandes redes de varejo, tanto que nacionalmente as vendas tiveram em agosto um crescimento no volume de vendas de 26,57% e na receita nominal de 9,24%. Apesar disto, em Goiás este segmento vem apresentando resultados inferiores à média nacional ao longo deste ano, o volume de vendas apresentou uma elevação de 5,05 % e a receita nominal uma queda de –13,2 %, ocasionada pela redução dos preços.

 

Tabela 3

 

Estado de Goiás e Brasil: Variação de volume de vendas no comércio varejista ampliado – agosto de 2006

Segmentos

Variação (%)

Brasil

Goiás

agosto

No ano

agosto

No ano

Combustíveis e Lubrificantes

-6,58

-9,59

-26,35

-19,47

Hipermercados supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo

7,48

7,23

12,63

14,26

- Hipermercados e Supermercados

7,9

7,19

14,43

16,32

Tecidos, vestuários e calçados

1,15

1,57

-2,23

-2,96

Móveis e eletrodomésticos

10,65

8,28

13,45

11,35

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos

2,36

3,85

10,31

22,19

Livros, jornais, revistas e papelaria

4,28

1,44

28,72

26,29

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

26,57

36,02

5,05

5,2

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

19,04

14,97

-9,78

-2,34

Veículos, motores, partes e peças

10,19

4,67

12,68

8,12

Material de construção

12,4

2,54

3,79

0,61

Comércio varejista  geral

7,88

4,93

7,46

6,82

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.

 

Tabela 4

Estado de Goiás e Brasil: Variação de volume de vendas no comércio varejista ampliado – agosto de  2006

Segmentos

Variação (%)

Brasil

Goiás

agosto

No ano

agosto

No ano

Combustíveis e Lubrificantes

6,83

4,02

-13,98

-8,11

Hipermercados supermercados produtos alimentícios, bebidas e fumo

6,28

5,66

10,66

12,46

- Hipermercados e Supermercados

6,7

5,64

12,43

14,52

Tecidos, vestuários e calçados

6,13

6,9

6,83

5,85

Móveis e eletrodomésticos

5,75

6,36

8,37

9,55

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos

7,56

9,6

15,16

28,39

Livros, jornais, revistas e papelaria

8,85

6,94

36,73

30,55

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação

9,24

17,51

-13,2

-10,74

Outros artigos de uso pessoal e doméstico

21,94

20,57

-2,62

5,5

Veículos, motores, partes e peças

9,22

6,34

9,59

7,3

Material de construção

16,01

6,9

7,84

4,25

Comércio varejista  geral

8,64

6,77

7,32

7,75

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.

 

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