Avaliação de Limites Municipais Limites Municipais
O IMB atua por meio de estudos técnicos no aprimoramento da compreensão territorial goiana, sobretudo no que concerne aos limites territoriais instituídos pela legislação estadual e à sua interpretação cartográfica.
Para atingir a excelência e a assertividade nesta compreensão territorial, o IMB trabalha em conjunto com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e com o suporte da Assembleia Legislativa de Goiás (AL-GO).
No atendimento ao público, o IMB atua em duas linhas de trabalho:
1) com a atividade de Solicitação de Localização de Área e Bens Imóveis - LDA (ver orientações a respeito procedimento na extremidade direita da tela);
2) com a atividade de Avaliação Territorial do Quadro Político-Administrativo de Goiás.
- Categoria: Geoinformação
Solicitação de Avaliação Territorial do Quadro Político-Administrativo de Goiás
A atividade de Avaliação Territorial visa atender requisições originárias de possíveis inconsistências na representação cartográfica dos limites municipais. Consiste na elaboração de estudos para identificar a relação entre as leis de criação municipais e suas respectivas espacializações.
Para a abertura de processo o requisitante necessita inicialmente constatar se efetivamente a requisição está devidamente enquadrada nos critérios de Avaliação Territorial. Dentre os aspectos importantes para a formalização (protocolo) desta requisição, está a exclusidade de tratar solicitações que contenham possíveis problemas de representação cartográfica dos limites goianos. Outro fator que deverá ser observado é requisitante efetua a requisição via pessoa física (proprietário rural) ou representando uma instituição (prefeitura, por exemplo). Para cada tipo de requisitante existe uma listagem de documentação específica para a requisição.
Documentos Necessários para Avaliação Territorial (proprietários rurais)
Para a abertura de processo (protocolo) de Avaliação Territorial no Sei - Sistema Eletrônico de Informações é obrigatória a entrega dos seguintes documentos (listagem para proprietários rurais):
- Descrição pormenorizada com justificativa da requisição de análise, descrição do período da identificação da solicitação, quais foram os documentos levantados para a detecção da possível inconsistência, se existem propriedades ou empreendimentos na área em questão, quais foram os métodos de levantamento cartográfico e/ou topográfico para averiguação da possível inconsistência, quais foram os insumos, técnicas ou procedimentos utilizados (imagens de satélite, levantamento in loco, bases de dados geográficos e/ou outras fontes utilizadas);
- Formulário de requerimento de Avaliação Territorial devidamente preenchido;
- Cópia do RG do requisitante;
- Cópia do CPF do requisitante;
- Comprovante de residência do requisitante;
- Em caso de procuração, deve-se anexar também a cópia da procuração, RG e CPF do procurador;
- Cópia da certidão do imóvel (a certidão deve ser atualizada, e com validade de no máximo 30 dias). A certidão do imóvel somente será necessária, caso tratar-se de requisição que envolva(m) propriedade(s) rural(is);
- Cópias do(s) mapa(s) do(s) imóvel(imóveis) - documento deve conter assinatura do técnico responsável. Caso a área requisitada tratar-se de trecho, elemento natural ou artificial, perímetro e/ou outra feição, utilizar os mesmos padrões;
- Cópia do(s) memorial(is) descritivo(s), quando referente a propriedade(s) rural(is), com coordenadas UTM ou geográficas, elaboradas com Datum SIRGAS2000. O documento deve conter assinatura do técnico responsável (enviar também o memorial descritivo nos formatos .doc ou .docx);
- Cópia da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), TRT (Termo de Responsabilidade Técnica) ou RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) do profissional responsável pelo levantamento topográfico/georreferenciamento - documento deve conter assinatura do técnico responsável;
- Arquivo georreferenciado do imóvel e/ou área requisitada (elemento natural, elemento artificial e/ou perímetro da área requisitada) para avaliação em formato SHP ou DWG;
- Documentos cartográficos, tais como mapas oficiais, que tratem da área ou município em questão (item não obrigatório).
Documentos Necessários para Avaliação Territorial (instituições: prefeituras, estados e outras instituições)
Para a abertura de processo (protocolo) de Avaliação Territorial no Sei - Sistema Eletrônico de Informações é obrigatória a entrega dos seguintes documentos (listagem para instituições):
- Descrição pormenorizada com justificativa da requisição de análise, descrição do período da identificação da solicitação, quais foram os documentos levantados para a detecção da possível inconsistência, se existem propriedades ou empreendimentos na área em questão, quais foram os métodos de levantamento cartográfico e/ou topográfico para averiguação da possível inconsistência, quais foram os insumos, técnicas ou procedimentos utilizados (imagens de satélite, levantamento in loco, bases de dados geográficos e/ou outras fontes utilizadas);
- Formulário de requerimento de Avaliação Territorial devidamente preenchido;
- Cópia do RG do representante legal;
- Cópia do CPF do representante legal;
- Cópia da nomeação do representante legal (descrevendo sua função);
- Cópia do CNPJ da instituição;
- Comprovante de endereço da instituição;
- Mapa caracterizando a localização da requisição com a apresentação da feição e/ou área requisitada para análise (elemento natural, elemento artificial ou perímetro). O documento deve conter assinatura do técnico responsável, com elaboração com coordenadas UTM ou geográficas, elaboradas com Datum SIRGAS2000;
- Cópia da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), TRT (Termo de Responsabilidade Técnica) ou RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) do profissional responsável pelo levantamento topográfico/georreferenciamento - documento deve conter assinatura do técnico responsável;
- Arquivo georreferenciado da área requisitada e/ou feição de interesse para avaliação em formato SHP ou DWG;
- Documentos cartográficos, tais como mapas oficiais, que tratem da área ou município em questão (item não obrigatório).
Dúvidas e Esclarecimentos:
Contatos: telefone: (62) 99472-5882 e e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.r
Baixe o Formulário de Avaliação Territorial. Faça o download do formulário aqui: Requerimento_Avaliacao.pdf ou Requerimento_Avaliacao.docx
Baixe o Procedimento Operacional Padrão – POP. O POP descreve os critérios referentes à gestão de protocolo e estabelece uniformidade na orientação do requerente sobre informações de Avaliação Territorial. Faça o download do POP aqui: POP_Avaliacao.pdf.
Baixe o arquivo(shapefile) da Malha de Limite Municipal. Faça o download do arquivo georreferenciado aqui: Limites Municipais de Goiás 2022.
Competências do IMB sobre aspectos Territoriais
O Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB) tem sob sua responsabilidade, dentre outros campos de atuação, assuntos relacionados à Divisão Administrativa e Territorial do Estado de Goiás, e à documentação geográfica e cartográfica do território goiano. É de sua responsabilidade:
“III - (...) consolidar e subsidiar tecnicamente questões relativas ao quadro territorial administrativo do Estado de Goiás;
IV - produzir, sistematizar e disponibilizar bases cartográficas, mapas temáticos e de estudos geográficos, relacionados à Divisão Administrativa e Territorial do Estado de Goiás” (Lei Estadual n° 17.688 de 29 de junho de 2012, Art. 3°, incisos III e IV).
Dessa forma, o IMB atua por meio de estudos técnicos no aprimoramento da compreensão territorial goiana, sobretudo no que concerne aos limites territoriais instituídos pela legislação estadual e à sua interpretação cartográfica.
O IMB efetua avaliação técnica em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio de sua Unidade Estadual de Goiás, via Acordo de Cooperação Técnica. Conta também com o suporte da Assembleia Legislativa de Goiás (AL-GO), com sua Comissão de Organização dos Municípios, que efetua decisões relativas à aprovação, alteração, adequação e/ou atualização das leis, assim como adequações do ponto de vista jurídico.
Para executar estas atividades conjuntas, são considerados: a avaliação técnica de aspectos cartográficos, e os elementos jurídicos para respaldar possíveis aperfeiçoamentos/ajustes nos memoriais descritivos de limites. Estas atividades inserem-se em duas frentes de trabalho que colaboram entre si: o Projeto de consolidação da divisão político-administrativa dos municípios do Estado de Goiás, denominado “Projeto Limites”, e a Análise de casos e revisão gráfica pontual dos limites municipais. A primeira objetiva modernizar as descrições e melhorar o ordenamento das divisas de todos os 246 municípios; e a segunda de resolver problemas pontuais que surgem conforme a demanda.
Projeto Limites
O Projeto Limites constitui importante balizador da melhor compreensão e atualização dos limites goiano. Dentre os pontos que se destacam nessa iniciativa, está a oportunidade da utilização de novas geotecnologias, com o apoio de imagens de satélite e instrumentos de Sistema de Navegação Global por Satélite, com o GPS.
O resultado final do projeto será uma publicação contemplando todos os memoriais descritivos e mapas municipais do Estado, com a consolidação do “Arquivo Gráfico Municipal do Estado de Goiás” englobando os 246 municípios goianos.
Finalizada a avaliação de todos os municípios goianos, após a publicação das Leis dispondo sobre seus limites municipais, será disponibilizado no site do IMB (www.imb.go.gov.br) e no Portal do Sistema Estadual de Geoinformação (SIEG) (www.sieg.go.gov.br), arquivos gráficos georreferenciados. Outro mecanismo de acesso das atualizações produzidos no Projeto Limites, é o Portal SIEG por meio da plataforma SIEG Mapas, onde qualquer usuário pode acessar sempre a versão mais atualizada e correta dos limites municipais goianos.
Análise de casos e revisão gráfica pontual dos limites municipais
A revisão e a atualização gráfica pontual dos limites territoriais goianos podem ser necessárias por conta ocorrer por diversos aspectos, dentre estes:
- A incerteza nos limites municipais reflete em questões sociais, dúvidas de cunho de registro civil, questões fundiárias, de domicílio eleitoral, problemas tributários, e na aplicação de verbas públicas nos municípios envolvidos, gerando insegurança administrativa para os governos envolvidos e para a população local;
- A importância da revisão da lei estadual com a inclusão de um mapa oficial apresentando seus limites, eliminando ambiguidades nas áreas litigiosas. A ausência de um mapa anexo à redação da lei acarreta, por vezes, interpretações diversas e causam erros na avaliação das linhas de limite;
- A lei vigente destinada ao município é antiga e utiliza, em alguns casos, acidentes geográficos de difícil interpretação, alguns deles não mais existentes, com interpretação dúbia ou afetados por fatores naturais ou antrópicos;
- A correta representação das leis em mapas oficiais minimizaria consideravelmente transtornos associados à contagem populacional e a gestão territorial nos municípios. Esses transtornos prejudicam a atuação das prefeituras nas regiões de conflito, além de serem fatores que contribuem para aplicação indevida de recursos em função da indefinição ou incertezas em relação aos limites municipais.