Outros Temas Sociais

Produtos deste tema

Análise das Unidades de Desenvolvimento Humano da Região Metropolitana de Goiânia pelo IDHM – 2000 e 2010 - Dezembro/2015

O estudo tem por objetivo avaliar as transformações e o desenvolvimento humano ocorrido, entre os anos de 2000 e 2010, na Região Metropolitana de Goiânia, por meio da análise das 256 Unidades de Desenvolvimento Humano (UDHs). Isso foi possível com a publicação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) em nível intramunicipal. O índice foi analisado em suas três dimensões (Longevidade, Renda e Educação), e a partir dos resultados de 2010, em três grupos de desenvolvimento (Médio, Alto, Muito Alto). Destaca-se a dimensão Longevidade que apresentou os melhores resultados: 75% das UDHs com IDHM Muito Alto. No entanto, apesar de todas as melhoras observadas, a educação continua a ser um grande desafio para o desenvolvimento humano da RMG. Esta é a única dimensão que, ainda em 2010, apresentou UDHs nas faixas Muito Baixo (2) e Baixo (37).

A Composição da Assembleia Legislativa de Goiás na Legislatura 2015-2018 - Janeiro/2015

Este estudo visa fazer uma descrição dos deputados estaduais eleitos em Goiás para a décima oitava legislatura. Para tanto, faz-se uma rápida descrição do funcionamento do modelo particular de democracia ocidental, a democracia representativa. Após esta descrição é traça-se uma descrição socioeconômica envolvendo sexo, idade, cor/raça e escolaridade do eleitorado goiano, das candidaturas a deputado estadual e dos deputados eleitos que irão compor a nova Assembleia Legislativa.

Goiás: Síntese dos Indicadores Sociais - Julho/2014

O presente estudo apresenta os indicadores socioeconômicos para o Estado de Goiás entre 2002 e 2012, realizado com a colaboração do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) que disponibilizou a metodologia para construção dos índices. Os indicadores construídos abrangem os seguintes temas: demografia, previdência social, pobreza e desigualdade, saúde, seguridade, trabalho e renda, educação, saneamento e habitação e acesso à informação.

Análise do Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios Goianos IDHM - 1991, 2000 e 2010 - Maio/2014

Este trabalho analisa as transformações e o desenvolvimento ocorrido em Goiás e seus municípios a partir do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), através das dimensões: Educação, Longevidade e Renda. Com base nos dados disponibilizados pelo PNUD/IPEA/FJP.

Características da Mulher em Goiás - Março/2013

Frente à importância da mulher na sociedade goiana, concebeu-se este estudo buscando melhor conhecer os traços demográficos e sociais da mulher de Goiás. Foi possível definir o perfil demográfico feminino em Goiás, o comportamento feminino nos lares e também evidenciar algumas dificuldades e desafios enfrentados pela mulher moderna como, por exemplo, gerir baixos rendimentos ao aumento de responsabilidade domiciliar e lidar diariamente com a dupla jornada em casa e no trabalho. Contudo, é notória a evolução das mulheres em diversos segmentos e a caracterização geral da mulher percebida neste trabalho a coloca em nível ascendente e acelerado.

Panorama Socioeconômico de Goiás - Julho/2012

O presente trabalho apresenta um panorama do desempenho de Goiás nos últimos dez anos, mostrando e analisando o comportamento dos principais indicadores econômicos e sociais.

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - Relatório Estadual de Acompanhamento - 2010 - Março/2010

A Declaração do Milênio é um documento aprovado por 189 Estados membros da ONU, entre eles o Brasil, na Cúpula do Milênio, em setembro de 2000. Conjunto de ações voltadas ao respeito e defesa dos direitos humanos, à luta pela erradicação da pobreza, sustentabilidade ambiental e promoção dos princípios de dignidade, igualdade e equidade humana, esses compromissos foram sistematizados em um conjunto de objetivos com metas específicas para serem alcançadas até o ano de 2015. Este estudo é Relatório final da pesquisa Localização dos Objetivos do Milênio nas Metrópoles Brasileiras, para o estado de Goiás, fruto da parceria com o IPEA no Programa de Apoio a Redes de Pesquisa (PROREDES).

IGL - Índice Goiano de Longevidade

O Índice Goiano de Longevidade – IGL tem a finalidade de auxiliar na identificação das cidades goianas que proporcionam melhores condições de vida e, consequentemente, maior longevidade para sua população.

IDM - Índice de Desempenho dos Municípios

O Índice de Desempenho dos Municípios - IDM é uma medida sintética de parte do contexto socioeconômico dos municípios em seis áreas de atuação: Economia, Educação, Infraestrutura, Saúde, Segurança e Trabalho. São ao todo 37 variáveis selecionadas para conferir o desempenho dos municípios goianos.