Outros Temas Econômicos

Produtos deste tema

Análise das Linhas de Crédito da GoiásFomento - 2000 - 2015 - Fevereiro/2017

O objetivo do trabalho é que a partir desse amplo diagnóstico a agência GoiásFomento detenha uma ferramenta para auxiliar o seu processo de planejamento estratégico, haja vista as falhas que existem no mercado de crédito no Brasil como um todo.

Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) em Goiás e no Distrito Federal entre 2004 e 2014: Um Cálculo dos Subsídios Implícitos - Março/2016

O presente trabalho faz parte da série de estudos que avalia o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) no Estado de Goiás. O estudo mensura os subsídios implícitos do FCO entre os anos de 2004 e 2014, por meio do diferencial entre as taxas de juros efetivamente cobradas e a taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic). No período analisado, os subsídios em Goiás e DF ultrapassaram R$ 1,3 bilhões (valores de 2014).

Micro e Macroimpactos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (Fco): O caso de Goiás - Setembro/2014

Este é o segundo da série de estudos que avalia o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) no Estado de Goiás, entre os anos de 2004 e 2011, combinando micro e macroavaliações. Por meio dos microdados da RAIS foram mensurados os impactos dos financiamentos do Programa Empresarial no crescimento do emprego e nos salários das empresas instaladas no Estado.

Macro-impactos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste - FCO: O caso de Goiás - Julho/2014

O presente trabalho é o primeiro, de uma série inédita de estudos, que busca investigar a atuação do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) em Goiás. Este pretende fazer uma apresentação do Fundo e investigar a sua distribuição nos municípios do Estado, entre 2004 e 2011, utilizando os dados de contratação de empréstimo por empresa. Por meio da verificação de correlações e do uso da regressão de dados em painel com efeitos fixos, busca-se entender se o FCO tem relação com a geração de renda, salários, postos de trabalho, crescimento econômico e outras variáveis socioeconômicas.

Aspectos da Economia Solidária em Goiás - Abril/2014

O objetivo do trabalho é apresentar uma descrição da Economia Solidária no estado de Goiás. Foram utilizados os dados do Sistema de Informações em Economia Solidária – SIES, fornecidos pela Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES/ MTE). A análise foi efetuada abrangendo aspectos socioeconômicos e políticos dos empreendimentos solidários.

Análise do Censo Fomentar/Produzir - Fevereiro/2014

O presente estudo apresenta os principais resultados do Censo Produzir/Fomentar, realizado entre as empresas beneficiadas pelos programas de incentivos financeiros e benefícios fiscais do Governo do Estado de Goiás: Produzir e seus subprogramas. O trabalho também faz um breve histórico das políticas de incentivos financeiros e benefícios fiscais no estado, de modo a resgatar as origens dos programas.

Desequilíbrios Regionais e a Distribuição de Recursos em Goiás - Julho/2013

Este trabalho relaciona os desequilíbrios regionais com a distribuição de recursos que fomentam o desenvolvimento do estado de Goiás. Sempre que possível, usa-se estatísticas que retratam os últimos trinta anos para que se tenha uma melhor visualização do quão as regiões ainda são díspares.

Características Socioeconômicas e Tendências Recentes - Maio/2013

Este trabalho procura traçar as características e tendências recentes (últimos 20 anos) da socioeconomia de Goiás, abrangendo assuntos como: o comportamento do PIB, dinâmica populacional, comércio externo, mercado de trabalho, educação, saúde e saneamento, segurança, pobreza e turismo , entre outros.

Tabela de Recursos e Usos - TRU Goiás - 2008 - Agosto/2012

Oferecer informações sobre os fluxos de oferta e demanda de bens e serviços da economia estadual, a geração de renda e do emprego de cada atividade econômica de Goiás.

O Programa Fomentar/Produzir - Informações e Análises para o Estado de Goiás e suas Microrregiões - Julho/2012

É o de trazer estatísticas e alguns resultados gerados pelo Programa e o seu alcance pelas Microrregiões de Goiás, bem como buscar uma relação financeira na geração de produção e emprego ao longo dos anos.

Panorama Socioeconômico de Goiás - Julho/2012

O presente trabalho apresenta um panorama do desempenho de Goiás nos últimos dez anos, mostrando e analisando o comportamento dos principais indicadores econômicos e sociais.

Perfil e Potencialidades dos Municípios Goianos - Junho/2012

Conhecer o perfil e as potencialidades dos municípios goianos. O Estudo apresenta informações sobre a produção e espacializa os principais setores econômicos do Estado de Goiás.

Perfil do Consumo Familiar Goiano: Análise da Pesquisa de Orçamentos Familiares/IBGE - 2008-2009 - Novembro/2011

Analisar o perfil do consumo das famílias goianas, segundo a POF 2008/2009, comparando os mesmos dados em relação à penúltima pesquisa (2002/2003), sobretudo o gasto alimentar pessoal.

Os Polos Econômicos do Estado de Goiás - Julho/2011

Mostrar a existência e a localização de municípios polos regionais com a finalidade de identificá-los e considerá-los como de maior força econômica, servindo como orientação de diretrizes de políticas públicas com vistas ao fortalecimento de tais entes ou de outros que não constem nessa identificação, caso o objetivo sejam políticas de diminuição de desigualdades regionais, bem como do setor privado local e consequentemente do Estado.

Caracterização Socioeconômica dos Municípios Goianos - Abril/2011

Caracterização dos municípios goianos, através de análise fatorial e de agrupamentos, segundo alguns indicadores econômicos e sociais, onde se aponta as localidades com maior dificuldade de obtenção de renda e situação social precária, com o objetivo de subsidiar políticas públicas baseadas no princípio da equidade e diminuição das disparidades regionais.

Síntese de Indicadores Socioeconômicos

A Síntese de Indicadores Socioeconômicos mostra os principais indicadores socioecomicos do Estado de Goiás e do Brasil, em forma de tabelas e gráficos.

IGL - Índice Goiano de Longevidade

O Índice Goiano de Longevidade – IGL tem a finalidade de auxiliar na identificação das cidades goianas que proporcionam melhores condições de vida e, consequentemente, maior longevidade para sua população.

IDM - Índice de Desempenho dos Municípios

O Índice de Desempenho dos Municípios - IDM é uma medida sintética de parte do contexto socioeconômico dos municípios em seis áreas de atuação: Economia, Educação, Infraestrutura, Saúde, Segurança e Trabalho. São ao todo 37 variáveis selecionadas para conferir o desempenho dos municípios goianos.

Operações de Crédito

O saldo total das operações de crédito das instituições integrantes do Sistema Financeiro Nacional é calculado pelo Banco Central do Brasil com base nos balancetes patrimoniais do Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional (COSIF), e divulgado mensalmente através da Nota para Imprensa de Política Monetária e Operações de Crédito (http://www.bcb.gov.br/?ECOIMPOM).