Avaliação de Políticas Públicas

Produtos deste tema

Déficit Habitacional em Goiás: Uma Análise do CadÚnico nos Anos de 2017 e 2018 - Novembro/2018

O objetivo do trabalho é mensurar o déficit habitacional nos municípios goianos no referido ano, utilizando a fonte de dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Com este indicador o IMB/Segplan fornece para o Poder Público e para a sociedade subsídios suficiente para auxiliar na formulação de políticas públicas referentes à habitação. Nesta publicação, os resultados também foram disponibilizados de maneira interativa através de um dashboard (painel).

Panorama das Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária em Goiás - Julho/2018

O objetivo desse estudo é apresentar e descrever as ICSAP para o estado de Goiás e suas regiões de saúde. Utilizando-se de dados sobre internações do Sistema de Informação Hospitalar (SIH/SUS) e a Projeção Populacional do Instituto Mauro Borges (IMB).

Determinação de fatores associados ao abandono escolar: uma análise do Ensino Médio Goiano - Março/2018

Este trabalho busca identificar os determinantes do abandono no Ensino Médio em Goiás. Para isso é utilizado o Censo Escolar da Educação Básica de 2016 associado às informações de rendimento dos discentes ao fim desse mesmo ano. Assim, estima-se um modelo econométrico para identificar, dentro de uma série de variáveis, quais têm efeito sobre a chance do aluno desistir dos estudos ao longo do ano escolar.

A Vulnerabilidade Social nos Municípios Goianos - Janeiro/2018

Este trabalho tem o objetivo de realizar um agrupamento de municípios de acordo com as características de vulnerabilidade dos indivíduos e dos domicílios. Para isso, dados do Censo Demográfico de 2010 e compilados pelo Atlas Brasil. Este agrupamento permite o direcionamento melhor das políticas públicas que visam combater a vulnerabilidade em Goiás, na medida em que os municípios são organizados de acordo com as nas condições comuns de carência apresentadas pelos municípios.

Déficit Habitacional em Goiás: Uma Análise do CadÚnico - 2017 - Setembro/2017

O objetivo do trabalho é mensurar o déficit habitacional nos municípios goianos no referido ano, utilizando a fonte de dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), almejando ser uma ferramenta útil para auxiliar as políticas públicas referentes à habitação.

Panorama sobre a Estratégia Saúde da Família e alguns indicadores de saúde no Estado de Goiás - Junho/2017

O trabalho buscou analisar a relação entre o Estratégia Saúde da Família e alguns indicadores vinculados à saúde materno-infantil no estado de Goiás. Apurou-se certa heterogeneidade entre os municípios goianos nos indicadores analisados. Disso, implica ações diferenciadas de expansão levando em conta as especificidades de cada localidade.

Análise das Linhas de Crédito da GoiásFomento - 2000 - 2015 - Fevereiro/2017

O objetivo do trabalho é que a partir desse amplo diagnóstico a agência GoiásFomento detenha uma ferramenta para auxiliar o seu processo de planejamento estratégico, haja vista as falhas que existem no mercado de crédito no Brasil como um todo.

Avaliação e os Determinantes da Eficiência do Ensino Fundamental nos Municípios Goianos - Janeiro/2017

O presente estudo tem dois objetivos principais: verificar o nível de eficiência dos municípios goianos na provisão de educação básica e determinar os condicionantes das eficiências. Para o primeiro objetivo utilizou-se a técnica de análise envoltória de dados (DEA) e para o segundo, a análise de regressão beta inflacionada. Os resultados obtidos sugerem que menos de 8% dos municípios analisados têm máxima eficiência na educação básica. Além disso, no modelo de máxima eficiência, o nível socioeconômico das escolas e a transferência de renda pelo governo federal no programa bolsa família influenciaram positivamente na obtenção de máxima eficiência.

Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) em Goiás e no Distrito Federal entre 2004 e 2014: Um Cálculo dos Subsídios Implícitos - Março/2016

O presente trabalho faz parte da série de estudos que avalia o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) no Estado de Goiás. O estudo mensura os subsídios implícitos do FCO entre os anos de 2004 e 2014, por meio do diferencial entre as taxas de juros efetivamente cobradas e a taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic). No período analisado, os subsídios em Goiás e DF ultrapassaram R$ 1,3 bilhões (valores de 2014).

Proposta para a Avaliação das Políticas Públicas para o Governo do Estado de Goiás - Dezembro/2015

O estudo faz uma sugestão e discute a implementação de uma sistemática para a avaliação de políticas públicas no Governo do Estado de Goiás. Este faz avaliações pontuais de suas políticas, sem um processo sistemático, rigoroso e oficialmente publicado, de modo que o conhecimento da gestão pública não é disseminado. Com o objetivo de melhorar os resultados, a transparência e a qualidade da gestão pública e dos serviços prestados ao cidadão, existe a demanda para que se crie a área de avaliação como uma política. Este estudo faz um mapeamento institucional e propõe o debate antes do seu funcionamento prático.

Análise Espacial do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO): O Caso de Goiás - Novembro/2014

O estudo, último da série que aprofunda o debate sobre o FCO, examina a influência do espaço na distribuição de recursos entre 2004 e 2011 nos municípios goianos, para ambos os programas: Empresarial e Rural. As correlações espaciais mostraram que a distribuição do FCO não depende somente das atividades econômicas do município, mas também é fortemente influenciada pelo nível de recursos que circula na vizinhança. Existem clusters de recursos do FCO para o programa Empresarial na região próxima à Goiânia e Anápolis, e do programa Rural no sul do Estado, principalmente no sudoeste goiano, o que está em acordo com as concentrações das respectivas atividades econômicas dessas regiões.

Micro e Macroimpactos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (Fco): O caso de Goiás - Setembro/2014

Este é o segundo da série de estudos que avalia o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) no Estado de Goiás, entre os anos de 2004 e 2011, combinando micro e macroavaliações. Por meio dos microdados da RAIS foram mensurados os impactos dos financiamentos do Programa Empresarial no crescimento do emprego e nos salários das empresas instaladas no Estado.

O Programa Bolsa Universitária e a Democratização do Acesso ao Ensino Superior em Goiás - Agosto/2014

O presente estudo analisa o impacto da política pública de concessão de bolsas universitárias a alunos de baixa renda no estado de Goiás. Foram utilizados dados do Censo da Educação Superior do INEP, da Organização das Voluntárias de Goiás – OVG e uma pesquisa telefônica com ex-beneficiários do Programa Bolsa Universitária. Além disso, há um breve histórico sobre o desenvolvimento do ensino superior no Brasil e em Goiás.

Macro-impactos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste - FCO: O caso de Goiás - Julho/2014

O presente trabalho é o primeiro, de uma série inédita de estudos, que busca investigar a atuação do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) em Goiás. Este pretende fazer uma apresentação do Fundo e investigar a sua distribuição nos municípios do Estado, entre 2004 e 2011, utilizando os dados de contratação de empréstimo por empresa. Por meio da verificação de correlações e do uso da regressão de dados em painel com efeitos fixos, busca-se entender se o FCO tem relação com a geração de renda, salários, postos de trabalho, crescimento econômico e outras variáveis socioeconômicas.

Análise do Censo Fomentar/Produzir - Fevereiro/2014

O presente estudo apresenta os principais resultados do Censo Produzir/Fomentar, realizado entre as empresas beneficiadas pelos programas de incentivos financeiros e benefícios fiscais do Governo do Estado de Goiás: Produzir e seus subprogramas. O trabalho também faz um breve histórico das políticas de incentivos financeiros e benefícios fiscais no estado, de modo a resgatar as origens dos programas.

O Programa Fomentar/Produzir - Informações e Análises para o Estado de Goiás e suas Microrregiões - Julho/2012

É o de trazer estatísticas e alguns resultados gerados pelo Programa e o seu alcance pelas Microrregiões de Goiás, bem como buscar uma relação financeira na geração de produção e emprego ao longo dos anos.