População

Produtos deste tema

Migração em Goiás entre 2005 e 2015 - Outubro/2017

Esse trabalho tem como objetivo apresentar alguns conceitos básicos utilizados nos estudos de migração, além de fazer um breve resgate histórico da migração no estado de Goiás, bem como discutir imigração e emigração no contexto interestadual nas unidades da Federação. Ademais, busca compreender o papel de Goiás na dinâmica migratória nacional. Por último, elenca informações mais recentes sobre o perfil dos imigrantes no estado de Goiás. Para isso, foram utilizados como fonte de dados a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) referente aos anos de 2013, 2014 e 2015 e o Censo de 2010.

Fecundidade em Goiás no Período de 2000 a 2014 - Dezembro/2016

O objetivo desse trabalho é realizar uma revisão das informações sobre fecundidade para o estado de Goiás com vistas a criar subsídios para elaborar panorama das componentes demográficas para elaboração das projeções populacionais para Goiás, em parceria com IBGE. Para isso, trabalha-se com duas fontes de nascidos vivos: registro civil e SINASC. Utiliza-se as duas fontes para os estudos porque não há compatibilidade entre os dois sistemas.

Caracterização Socioespacial das Causas de Morte em Goiás - Julho/2016

O presente estudo visa investigar as causas de morte em Goiás, notadamente, no ano de 2013, informação mais atual disponível quando da elaboração deste trabalho. Saber de quê, onde, quem e como morrem os goianos é de suma importância para a efetividade das políticas governamentais, principalmente na área da saúde pública. Assim, entender a evolução da mortalidade geral e as específicas, as tendências ou permanências de determinadas causas numa certa região ou parcela da população, contribui para que as ações e intervenções sejam focalizadas e precisas, possibilitando maior chance de sucesso.

Análise das Unidades de Desenvolvimento Humano da Região Metropolitana de Goiânia pelo IDHM – 2000 e 2010 - Dezembro/2015

O estudo tem por objetivo avaliar as transformações e o desenvolvimento humano ocorrido, entre os anos de 2000 e 2010, na Região Metropolitana de Goiânia, por meio da análise das 256 Unidades de Desenvolvimento Humano (UDHs). Isso foi possível com a publicação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) em nível intramunicipal. O índice foi analisado em suas três dimensões (Longevidade, Renda e Educação), e a partir dos resultados de 2010, em três grupos de desenvolvimento (Médio, Alto, Muito Alto). Destaca-se a dimensão Longevidade que apresentou os melhores resultados: 75% das UDHs com IDHM Muito Alto. No entanto, apesar de todas as melhoras observadas, a educação continua a ser um grande desafio para o desenvolvimento humano da RMG. Esta é a única dimensão que, ainda em 2010, apresentou UDHs nas faixas Muito Baixo (2) e Baixo (37).

Análise Socioespacial dos Idosos em Goiás - Dezembro/2014

O presente estudo visa a compreender a natureza e heterogeneidade socioespacial dos idosos em Goiás. Esse grupo populacional, na metodologia do trabalho, é formado por pessoas acima de 64 anos de idade. O objetivo da análise é oferecer subsídios às ações e políticas públicas que contemplem distintas realidades e, assim, garantir melhor qualidade de vida para os idosos goianos. Nesse sentido, são analisadas questões como a feminização da velhice, o quadro educacional e de trabalho, as causas de mortes e as condições de moradias dos idosos. Além disso, faz-se a espacialização de alguns dados pelas microrregiões do Estado.

Panorama da Migração em Goiás - Setembro/2014

O presente estudo, resultado de uma demanda do Gabinete de Assuntos Internacionais, tem como objetivo apresentar o cenário da migração em Goiás. Abordando diversificados temas, se constitui verdadeiramente num panorama da questão e da condição dos migrantes goianos. O trabalho enfoca, dentre seus assuntos, discussão acerca da condição socioeconômica dos imigrantes vindos de outros estados brasileiros, que fazem do Estado de Goiás o sétimo estado em proporção de não nascidos na própria unidade da federação. Além disso, é dedicada uma parte à migração internacional tanto a de chegada, aprofundando sobre a ocupação dos trabalhadores estrangeiros, quanto a de partida e de retorno.

Dinâmica Populacional: Características e Discrepâncias do Bônus Demográfico em Goiás - Dezembro/2013

Este estudo pretende elucidar e constatar o fenômeno do bônus demográfico em Goiás, além de gerar subsídios para que o poder público possa melhor se posicionar ao perceber as transformações demográficas vividas pela sociedade.

Mobilidade Pendular da População em Goiás - Outubro/2012

O deslocamento para trabalhar e/ou estudar em município diferente do local de moradia faz parte do cotidiano de boa parte da população, sendo normalmente denominado deslocamento ou mobilidade pendular. Com base nas informações fornecidas pelo Censo Demográfico 2010, a presente análise procura identificar as características assumidas pelo fenômeno da mobilidade pendular em Goiás: principais fluxos, quantidade e perfil da população que se desloca.

Dinâmica Populacional de Goiás: Uma Análise do Censo IBGE - 2010 - Dezembro/2011

Mostrar a dinâmica populacional de Goiás através da análise de resultados do Censo Demográfico do IBGE de 2010, confrontando-os com os censos de 1991 e 2000.

Goiás em Dados

Conjunto de informações socioeconômicas do Estado de Goiás agrupadas em séries históricas que permite a análise da dinâmica econômica com as transformações espaciais produzidas pelos impactos demográficos, econômicos, socioculturais e financeiros.

Estatísticas Básicas

Documento com estatísticas detalhadas sobre Goiás divulgadas quadrimestralmente. Compõe a revista Economia & Desenvolvimento como encarte, quando esta é editada.

Estado de Goiás no Contexto Nacional

Documento que mostra a performance do Estado de Goiás no cenário nacional em diversos indicadores. Composto por diversas tabelas com informações ranqueadas segundo as unidades da federação compara, em quase todos os indicadores, o ano 2000 com o último ano disponível.

Regiões de Planejamento

Publicação com informações estatísticas socioeconômicas relevantes agrupadas por regiões de planejamento, de forma a contribuir para a definição de políticas de desenvolvimento.

Projeção da População

Projeção populacional elaborada pelo método das componentes demográficas, para os anos de 2011 a 2020, por sexo e idade simples, considerando os 246 municípios vigentes em 2010 no estado de Goiás.

Goiás - Visão Geral

Visão geral sobre o estado de Goiás referentes a seus aspectos físicos, econômicos e socias.

IGL - Índice Goiano de Longevidade

O Índice Goiano de Longevidade – IGL tem a finalidade de auxiliar na identificação das cidades goianas que proporcionam melhores condições de vida e, consequentemente, maior longevidade para sua população.