Estudos do IMB

Estudos realizados por técnicos do IMB, inclusive em parceria com outras instituições, sem periodicidade, tendo como propósito aprofundar o conhecimento sobre o Estado de Goiás, predominantemente em temas socioeconômicos.

Publicações

Déficit Habitacional em Goiás: Uma Análise do CadÚnico nos Anos de 2017 e 2018 - Novembro/2018

30 Novembro 2018
O objetivo do trabalho é mensurar o déficit habitacional nos municípios goianos no referido ano, utilizando a fonte de dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Com este indicador o IMB/Segplan fornece para o Poder Público e para a sociedade subsídios suficiente para auxiliar na formulação de políticas públicas referentes à habitação. Nesta publicação, os resultados também foram disponibilizados de maneira interativa através de um dashboard (painel).

Perfil dos Inscritos no CadÚnico em Goiás - Agosto/2018

06 Agosto 2018
O objetivo desse estudo é traçar o perfil das pessoas cadastradas no CadÚnico no Estado de Goiás por Regiões de Planejamento, com destaque às características da situação dos domicílios, do perfil das famílias, das pessoas, da educação e do mercado de trabalho.

Panorama das Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária em Goiás - Julho/2018

24 Julho 2018
O objetivo desse estudo é apresentar e descrever as ICSAP para o estado de Goiás e suas regiões de saúde. Utilizando-se de dados sobre internações do Sistema de Informação Hospitalar (SIH/SUS) e a Projeção Populacional do Instituto Mauro Borges (IMB).

Determinação de fatores associados ao abandono escolar: uma análise do Ensino Médio Goiano - Março/2018

27 Março 2018
Este trabalho busca identificar os determinantes do abandono no Ensino Médio em Goiás. Para isso é utilizado o Censo Escolar da Educação Básica de 2016 associado às informações de rendimento dos discentes ao fim desse mesmo ano. Assim, estima-se um modelo econométrico para identificar, dentro de uma série de variáveis, quais têm efeito sobre a chance do aluno desistir dos estudos ao longo do ano escolar.

Emprego Formal em Goiás - 2016 - Janeiro/2018

31 Janeiro 2018
A Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) é um registro administrativo, de periodicidade anual, criada com a finalidade de suprir as necessidades de controle, de estatísticas e de informações às entidades governamentais da área social. É de fundamental importância para o acompanhamento e a caracterização do mercado de trabalho formal.

A Vulnerabilidade Social nos Municípios Goianos - Janeiro/2018

29 Janeiro 2018
Este trabalho tem o objetivo de realizar um agrupamento de municípios de acordo com as características de vulnerabilidade dos indivíduos e dos domicílios. Para isso, dados do Censo Demográfico de 2010 e compilados pelo Atlas Brasil. Este agrupamento permite o direcionamento melhor das políticas públicas que visam combater a vulnerabilidade em Goiás, na medida em que os municípios são organizados de acordo com as nas condições comuns de carência apresentadas pelos municípios.

Caderno de Indicadores de Goiás - Janeiro/2018

16 Janeiro 2018
O objetivo deste estudo é apresentar um panorama de alguns temas importantes que são retratados em quase todos os trabalhos do gênero, bem como reunir informações dispersas de tais informações.