Estudos do IMB

Estudos realizados por técnicos do IMB, inclusive em parceria com outras instituições, sem periodicidade, tendo como propósito aprofundar o conhecimento sobre o Estado de Goiás, predominantemente em temas socioeconômicos.

Publicações

Goiás: Síntese dos Indicadores Sociais - Julho/2014

31 Julho 2014
O presente estudo apresenta os indicadores socioeconômicos para o Estado de Goiás entre 2002 e 2012, realizado com a colaboração do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) que disponibilizou a metodologia para construção dos índices. Os indicadores construídos abrangem os seguintes temas: demografia, previdência social, pobreza e desigualdade, saúde, seguridade, trabalho e renda, educação, saneamento e habitação e acesso à informação.

Macro-impactos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste - FCO: O caso de Goiás - Julho/2014

31 Julho 2014
O presente trabalho é o primeiro, de uma série inédita de estudos, que busca investigar a atuação do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) em Goiás. Este pretende fazer uma apresentação do Fundo e investigar a sua distribuição nos municípios do Estado, entre 2004 e 2011, utilizando os dados de contratação de empréstimo por empresa. Por meio da verificação de correlações e do uso da regressão de dados em painel com efeitos fixos, busca-se entender se o FCO tem relação com a geração de renda, salários, postos de trabalho, crescimento econômico e outras variáveis socioeconômicas.

Análise do Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios Goianos IDHM - 1991, 2000 e 2010 - Maio/2014

31 Maio 2014
Este trabalho analisa as transformações e o desenvolvimento ocorrido em Goiás e seus municípios a partir do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), através das dimensões: Educação, Longevidade e Renda. Com base nos dados disponibilizados pelo PNUD/IPEA/FJP.

Goiás: Exportações, Importações, suas Origens e Destinos - Maio/2014

31 Maio 2014
O objetivo deste trabalho é caracterizar as exportações e importações goianas, tanto na perspectiva dos valores envolvidos quanto na ótica dos volumes movimentados pelos principais pontos de escoamento das mercadorias.

Aspectos da Economia Solidária em Goiás - Abril/2014

30 Abril 2014
O objetivo do trabalho é apresentar uma descrição da Economia Solidária no estado de Goiás. Foram utilizados os dados do Sistema de Informações em Economia Solidária – SIES, fornecidos pela Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES/ MTE). A análise foi efetuada abrangendo aspectos socioeconômicos e políticos dos empreendimentos solidários.

Análise do Censo Fomentar/Produzir - Fevereiro/2014

28 Fevereiro 2014
O presente estudo apresenta os principais resultados do Censo Produzir/Fomentar, realizado entre as empresas beneficiadas pelos programas de incentivos financeiros e benefícios fiscais do Governo do Estado de Goiás: Produzir e seus subprogramas. O trabalho também faz um breve histórico das políticas de incentivos financeiros e benefícios fiscais no estado, de modo a resgatar as origens dos programas.

Características do Emprego Formal em Goiás 2012 - Fevereiro/2014

28 Fevereiro 2014
Este estudo apresenta os principais resultados do comportamento do emprego formal e da remuneração média entre os anos de 2010 e 2012, abrangendo todos os vínculos formais (celetistas, estatutários, temporários, avulsos, entre outros), desagregados em nível setorial, geográfico, segundo gênero, grau de instrução e porte dos estabelecimentos, com o objetivo de monitorar a evolução desses indicadores no estado de Goiás.