Estudos do IMB

Estudos realizados por técnicos do IMB, inclusive em parceria com outras instituições, sem periodicidade, tendo como propósito aprofundar o conhecimento sobre o Estado de Goiás, predominantemente em temas socioeconômicos.

Publicações

Análise Espacial do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO): O Caso de Goiás - Novembro/2014

30 Novembro 2014
O estudo, último da série que aprofunda o debate sobre o FCO, examina a influência do espaço na distribuição de recursos entre 2004 e 2011 nos municípios goianos, para ambos os programas: Empresarial e Rural. As correlações espaciais mostraram que a distribuição do FCO não depende somente das atividades econômicas do município, mas também é fortemente influenciada pelo nível de recursos que circula na vizinhança. Existem clusters de recursos do FCO para o programa Empresarial na região próxima à Goiânia e Anápolis, e do programa Rural no sul do Estado, principalmente no sudoeste goiano, o que está em acordo com as concentrações das respectivas atividades econômicas dessas regiões.

A Desigualdade de Rendimentos em Goiás - Novembro/2014

30 Novembro 2014
O trabalho tem por objetivo analisar empiricamente como os rendimentos do trabalhador goiano são influenciados por variáveis como: idade, idade que começou a trabalhar, educação, formas de inserção, filiação sindical, contribuição à previdência e ocupação. Para tal propósito utilizou-se o modelo de regressão quantílica e microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2003, 2006, 2009 e 2012.

Concentração do PIB nas Microrregiões de Goiás entre 2002 e 2011 - Outubro/2014

31 Outubro 2014
O Estado de Goiás apresenta forte concentração em determinadas regiões, tanto na população quanto nas atividades econômicas. Com intuito de analisar essa concentração foi realizado um exercício para avaliar o comportamento da renda gerada nos Municípios goianos (PIB) e suas atividades econômicas em cada microrregião. O método utilizado para medir a concentração foi o Índice de Gini, indicador utilizado na literatura econômica para quantificar a concentração de renda.

Panorama da Migração em Goiás - Setembro/2014

30 Setembro 2014
O presente estudo, resultado de uma demanda do Gabinete de Assuntos Internacionais, tem como objetivo apresentar o cenário da migração em Goiás. Abordando diversificados temas, se constitui verdadeiramente num panorama da questão e da condição dos migrantes goianos. O trabalho enfoca, dentre seus assuntos, discussão acerca da condição socioeconômica dos imigrantes vindos de outros estados brasileiros, que fazem do Estado de Goiás o sétimo estado em proporção de não nascidos na própria unidade da federação. Além disso, é dedicada uma parte à migração internacional tanto a de chegada, aprofundando sobre a ocupação dos trabalhadores estrangeiros, quanto a de partida e de retorno.

Micro e Macroimpactos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (Fco): O caso de Goiás - Setembro/2014

30 Setembro 2014
Este é o segundo da série de estudos que avalia o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) no Estado de Goiás, entre os anos de 2004 e 2011, combinando micro e macroavaliações. Por meio dos microdados da RAIS foram mensurados os impactos dos financiamentos do Programa Empresarial no crescimento do emprego e nos salários das empresas instaladas no Estado.

Análise de Convergência de Renda dos Municípios Goianos entre 2001 e 2011 - Setembro/2014

30 Setembro 2014
Este estudo tem por objetivo mostrar o comportamento do Produto Interno Bruto per capita dos municípios goianos no período de 2001 a 2011, o qual tem a pretensão de revelar se a desigualdade entre os municípios diminuiu. Para se chegar aos resultados apresentados, utilizou-se o processo de convergência β absoluta, a convergência β condicional, a σ convergência e a convergência em clubes. Estes modelos de medir convergência foram propostos por Barro e Sala-i-Martin.

O Programa Bolsa Universitária e a Democratização do Acesso ao Ensino Superior em Goiás - Agosto/2014

31 Agosto 2014
O presente estudo analisa o impacto da política pública de concessão de bolsas universitárias a alunos de baixa renda no estado de Goiás. Foram utilizados dados do Censo da Educação Superior do INEP, da Organização das Voluntárias de Goiás – OVG e uma pesquisa telefônica com ex-beneficiários do Programa Bolsa Universitária. Além disso, há um breve histórico sobre o desenvolvimento do ensino superior no Brasil e em Goiás.