Estudos do IMB

Estudos realizados por técnicos do IMB, inclusive em parceria com outras instituições, sem periodicidade, tendo como propósito aprofundar o conhecimento sobre o Estado de Goiás, predominantemente em temas socioeconômicos.

Publicações

Índice Multidimensional da Carência das Famílias (IMCF)

12 Setembro 2019
O objetivo primordial do Índice Multidimensional da Carência das Famílias Goianas (IMCF) não é o de mensurar per se a pobreza a partir de uma perspectiva multidimensional, mas sim identificar quais são as principais carências dos domicílios goianos, para assim poder direcionar as políticas públicas que visam transformar as condições de vida da população mais carente do estado. Vale mencionar ainda que o IMCF surgiu no âmbito do Gabinete de Política Sociais (GPS) e tem como inspiração o Índice de Pobreza Multidimensional (IPM), apresentado no “Relatório Final da Comissão de Estados da Legislação Social Brasileira”, proposto por Alkire e Foster (2009 e 2011) e adotado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a partir de parceria com a Universidade de Oxford.

Uma Avaliação do Programa Jovem Cidadão

07 Janeiro 2019
O cuidado com os jovens é inerente à sociedade de qualquer país, seja por conta de um contexto de envelhecimento da população mundial, principalmente em países desenvolvidos, seja pela suscetibilidade desse grupo a diversos problemas estruturais e conjunturais que se possam enfrentar. Para Corseuil, Foguel e Gonzaga (2018), um fato preocupante é a presença de taxas muito baixas de emprego para jovens trabalhadores, que podem gerar altas taxas de desemprego e de rotatividade dentro dessa população e afirmam que há um receio de que tais problemas prejudiquem o bem-estar social a longo prazo.

Avaliação de Eficiência das Escolas Estaduais do Estado de Goiás

04 Janeiro 2019
Esse estudo tem por objetivo avaliar o nível de eficiência das escolas públicas estaduais no ano de 2016, em todas as etapas de ensino, utilizando-se o custo aluno mensal e o desempenho nas provas do SAEGO e do Enem. O método empregado para estimar a eficiência foi a Análise Envoltória de Dados orientada ao produto (DEA-VRS ou DEA-BCC). Os resultados relacionados à estrutura do gasto revelaram que, aproximadamente, 75% são compostos somente com pessoal. 

Energias Renováveis: análise da geração fotovoltaica no Brasil e Goiás - Dezembro/2018

21 Dezembro 2018
Objetivou-se apresentar os conceitos e tipos de energias e a análise da oferta e da demanda energética no Brasil e no mundo, e como o estado de Goiás está inserido no uso de energia solar fotovoltaica. É perceptível o crescimento do consumo de energia no mundo, principalmente nos países emergentes e o estado de Goiás vem ganhando espaço na produção de energias modernas, como a biomassa, a eólica e a energia solar na produção de eletricidade, melhorando os aspectos socioeconômicos e ambientais.

Déficit Habitacional em Goiás: Uma Análise do CadÚnico nos Anos de 2017 e 2018 - Novembro/2018

30 Novembro 2018
O objetivo do trabalho é mensurar o déficit habitacional nos municípios goianos no referido ano, utilizando a fonte de dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Com este indicador o IMB/Segplan fornece para o Poder Público e para a sociedade subsídios suficiente para auxiliar na formulação de políticas públicas referentes à habitação. Nesta publicação, os resultados também foram disponibilizados de maneira interativa através de um dashboard (painel).

Perfil dos Inscritos no CadÚnico em Goiás - Agosto/2018

06 Agosto 2018
O objetivo desse estudo é traçar o perfil das pessoas cadastradas no CadÚnico no Estado de Goiás por Regiões de Planejamento, com destaque às características da situação dos domicílios, do perfil das famílias, das pessoas, da educação e do mercado de trabalho.

Panorama das Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária em Goiás - Julho/2018

24 Julho 2018
O objetivo desse estudo é apresentar e descrever as ICSAP para o estado de Goiás e suas regiões de saúde. Utilizando-se de dados sobre internações do Sistema de Informação Hospitalar (SIH/SUS) e a Projeção Populacional do Instituto Mauro Borges (IMB).