PIA - Pesquisa Industrial Anual

A Pesquisa Industrial Anual - (PIA) - Empresa tem por objetivo identificar as características estruturais básicas do segmento empresarial da atividade industrial no País e suas transformações no tempo, tomando como base uma amostra de empresas industriais.

Séries Históricas

 

A série da PIA teve início em 1966 e apresentou até 1995, resultados em anos intercensitários, com exceção dos anos de 1971 e 1991. 
A partir de 1996, a PIA-Empresa foi adequada aos parâmetros do modelo de produção das estatísticas industriais, comerciais e de serviços. Neste modelo, os Censos Econômicos quinquenais foram substituídos por pesquisas anuais. 
O desenho da pesquisa leva em conta a concentração da atividade produtiva nos segmentos de maior porte, incluindo na amostra todas as empresas industriais com 30 ou mais pessoas ocupadas e/ou que auferiram receita bruta proveniente das vendas de produtos e serviços industriais superior a um determinado valor no ano anterior ao de referência da pesquisa. 
Em 2011, adotou-se o corte de R$ 9,94 milhões. As demais empresas, numericamente majoritárias, mas com pequena expressão no cômputo geral da atividade econômica, é objeto de seleção amostral. O Cadastro Central de Empresas - Cempre, do IBGE, é a fonte de informações para o desenho da pesquisa anual. 


Âmbito da pesquisa 
O âmbito da PIA-Empresa inclui as empresas que atendam aos seguintes requisitos: 

  • Estar em situação ativa no Cadastro Central de Empresas - Cempre, do IBGE, que cobre as entidades com registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ; 
  • Ter atividade principal compreendida nas seções B e C (Indústrias extrativas e Indústrias de transformação, respectivamente) da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0, isto é, estar identificada no Cempre com código CNAE em uma dessas duas seções; 
  • Estar sediada em qualquer parte do Território Nacional; e 
  • Ter pelo menos uma pessoa ocupada em 31 de dezembro do ano de referência do cadastro básico de seleção da pesquisa. 


Detalhamento geográfico e de atividade econômica 
Para as empresas com 1 ou mais pessoas ocupadas, os resultados são disponibilizados para Brasil, segundo a divisão da CNAE 2.0 (dois dígitos). 
Para as empresas com 5 ou mais pessoas ocupadas, as informações da PIA-Empresa são apresentadas com os seguintes detalhamentos regionais e de atividades: 

  • Brasil: 

- Divisão e grupo da CNAE 2.0 (dois e três dígitos, respectivamente); 
- Faixas de pessoal ocupado; e 
- Grandes Regiões - faixas de pessoal ocupado. 

  • Unidades da Federação: 

- Divisão e grupo da CNAE 2.0 (dois e três dígitos, respectivamente); 
- para Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul; e 
- Divisão da CNAE 2.0 (dois dígitos) - para as demais Unidades da Federação.