PMC - Pesquisa Mensal do Comércio

A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), realizada mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), produz indicadores que possibilitam acompanhar e analisar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país.

Séries Históricas

 

Através da pesquisa, investiga-se a receita bruta de revenda nas empresas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista. A pesquisa foi iniciada em janeiro de 1995, apenas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A partir do ano 2000, o Instituto passou a produzir indicadores de volume e nominal, desagregados em cinco grupos de atividades, para o Brasil e os estados do Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal. Para realização da pesquisa, foi definida uma amostra de cerca de 9.000 empresas distribuídas nas 27 Unidades da Federação. 

A variável investigada é a receita bruta de revenda, Total e por Unidade da Federação, definida no âmbito da empresa como a receita bruta mensal proveniente da revenda de mercadorias, não deduzidos os impostos incidentes e nem as vendas canceladas, abatimentos e impostos incondicionais, não estando aí incluídas as receitas financeiras e não-operacionais. São construídos a partir destas variáveis, dois índices: Receita Nominal de Vendas e Volume de Vendas. Estes índices são divulgados nos seguintes formatos: 

1 – Índice de Comércio Varejista - Índice-síntese dos seguintes grupos de atividades: 

• Combustíveis e lubrificantes;
• Supermercados, hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo;
• Vestuário, calçados e tecidos;
• Móveis e eletrodomésticos;
• Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria e cosméticos;
• Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação;
• Livros, jornais, revistas e papelaria;
• Outros artigos de uso pessoal e doméstico 

2 – Índices de Comércio Varejista por atividade – Para os segmentos do varejo, relacionados acima, são divulgados índices em nível Brasil e 12 Unidades da Federação selecionadas: Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal. Para estes estados divulgam-se, ainda, resultados para Supermercados hipermercados, que corresponde a um detalhamento da atividade de “Supermercados, hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo”. 

3 - Índices de Comércio Varejista Ampliado - Índice-síntese dos grupos de atividades que compõem o varejo e mais os segmentos de Veículos e Motocicletas, Partes e Peças e de Material de Construção. Divulgados para o Brasil e suas 27 Unidades da Federação. 

4 - Índices de Comércio Varejista Ampliado por Atividade - Para todas as atividades relacionadas no item 1 além de Veículos e motos, partes e peças e de Material de construção são calculados índices para o Brasil e as 12 Unidades da Federação citadas no item 2. 

São divulgados 4 tipos de índices: 

ÍNDICE DE BASE FIXA: Compara os níveis nominais e de volume da Receita Bruta de Revenda do mês com a média mensal obtida no ano de 2003.

ÍNDICE MENSAL: Compara os índices nominais e de volume da Receita Bruta de Revenda do mês com os obtidos em igual mês do ano anterior; 

ÍNDICE ACUMULADO NO ANO: Compara os índices acumulados nominais e de volume da Receita Bruta de Revenda de janeiro até o mês do índice com os de igual período do ano anterior; 

ÍNDICE ACUMULADO DE 12 MESES: Compara os índices acumulados nominais e de volume da Receita Bruta de Revenda dos últimos 12 meses com os de igual período imediatamente anterior.

Publicações

Comércio varejista goiano recua 0,4% em outubro - Outubro/2018

17 Dezembro 2018
De acordo com dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC/IBGE), o volume de vendas do comércio varejista goiano na série com ajuste sazonal, ou seja, comparado ao mês anterior, recuou 0,4% em outubro de 2018. Nesta mesma comparação, o Brasil também recuou 0,4% e as vendas no comércio varejista apresentaram resultados negativos para 17 das 27 Unidades da Federação, com destaque para Rondônia (-4,0%) e Distrito Federal (-3,4%). 

Vendas do comércio goiano recua 2,0% em setembro - Setembro/2018

14 Novembro 2018
De acordo com dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC/IBGE), o volume de vendas do comércio varejista goiano na série com ajuste sazonal, ou seja, comparado ao mês anterior, recuou 2,0% em setembro de 2018, enquanto o Brasil recuou 1,3%. Na mesma comparação, as vendas no comércio varejista apresentaram resultados negativos para 16 das 27 Unidades da Federação, com destaque para Paraíba (‑6,4%) e Minas Gerais (-3,1%).

Vendas do comércio goiano cresce 2,0% em agosto - Agosto/2018

15 Outubro 2018
De acordo com dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC/IBGE), o volume de vendas do comércio varejista goiano na série com ajuste sazonal, ou seja, comparado ao mês anterior, avançou 2,0% em agosto de 2018.

Vendas do comércio goiano crescem 0,3% em julho - Julho/2018

14 Setembro 2018
De acordo com dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC/IBGE), o volume de vendas do comércio varejista goiano na série com ajuste sazonal, ou seja, comparado ao mês anterior, permaneceu estável (0,0%). Nesta mesma métrica, o Brasil registrou taxa de -0,5%.