PMC - Pesquisa Mensal do Comércio

A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), realizada mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), produz indicadores que possibilitam acompanhar e analisar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país.

Séries Históricas

 

Através da pesquisa, investiga-se a receita bruta de revenda nas empresas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista. A pesquisa foi iniciada em janeiro de 1995, apenas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A partir do ano 2000, o Instituto passou a produzir indicadores de volume e nominal, desagregados em cinco grupos de atividades, para o Brasil e os estados do Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal. Para realização da pesquisa, foi definida uma amostra de cerca de 9.000 empresas distribuídas nas 27 Unidades da Federação. 

A variável investigada é a receita bruta de revenda, Total e por Unidade da Federação, definida no âmbito da empresa como a receita bruta mensal proveniente da revenda de mercadorias, não deduzidos os impostos incidentes e nem as vendas canceladas, abatimentos e impostos incondicionais, não estando aí incluídas as receitas financeiras e não-operacionais. São construídos a partir destas variáveis, dois índices: Receita Nominal de Vendas e Volume de Vendas. Estes índices são divulgados nos seguintes formatos: 

1 – Índice de Comércio Varejista - Índice-síntese dos seguintes grupos de atividades: 

• Combustíveis e lubrificantes;
• Supermercados, hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo;
• Vestuário, calçados e tecidos;
• Móveis e eletrodomésticos;
• Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria e cosméticos;
• Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação;
• Livros, jornais, revistas e papelaria;
• Outros artigos de uso pessoal e doméstico 

2 – Índices de Comércio Varejista por atividade – Para os segmentos do varejo, relacionados acima, são divulgados índices em nível Brasil e 12 Unidades da Federação selecionadas: Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal. Para estes estados divulgam-se, ainda, resultados para Supermercados hipermercados, que corresponde a um detalhamento da atividade de “Supermercados, hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo”. 

3 - Índices de Comércio Varejista Ampliado - Índice-síntese dos grupos de atividades que compõem o varejo e mais os segmentos de Veículos e Motocicletas, Partes e Peças e de Material de Construção. Divulgados para o Brasil e suas 27 Unidades da Federação. 

4 - Índices de Comércio Varejista Ampliado por Atividade - Para todas as atividades relacionadas no item 1 além de Veículos e motos, partes e peças e de Material de construção são calculados índices para o Brasil e as 12 Unidades da Federação citadas no item 2. 

São divulgados 4 tipos de índices: 

ÍNDICE DE BASE FIXA: Compara os níveis nominais e de volume da Receita Bruta de Revenda do mês com a média mensal obtida no ano de 2003.

ÍNDICE MENSAL: Compara os índices nominais e de volume da Receita Bruta de Revenda do mês com os obtidos em igual mês do ano anterior; 

ÍNDICE ACUMULADO NO ANO: Compara os índices acumulados nominais e de volume da Receita Bruta de Revenda de janeiro até o mês do índice com os de igual período do ano anterior; 

ÍNDICE ACUMULADO DE 12 MESES: Compara os índices acumulados nominais e de volume da Receita Bruta de Revenda dos últimos 12 meses com os de igual período imediatamente anterior.

Publicações

Varejo goiano cresce 1,8% em setembro na comparação interanual - Setembro/2019

25 Novembro 2019
A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC/IBGE) mostra que na comparação com ajuste sazonal, ou seja, na passagem de agosto para setembro de 2019, o volume de vendas do comércio varejista goiano cresceu 1,5%.

Varejo goiano cresce 0,7% em agosto

28 Outubro 2019
Na mesma base de comparação, o comércio brasileiro ficou estável com uma taxa de 0,1%. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, no varejo restrito, Goiás e Brasil tiveram taxas de -3,1% e 1,3%, respectivamente.  Em Goiás o subsegmento de móveis (22,9%) e o segmento de outros artigos de uso pessoal e doméstico (22,8%) apresentaram os maiores avanços no período. 

Varejo goiano fica estável de junho para julho e cresce 0,1% na comparação interanual

03 Outubro 2019
A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC/IBGE) mostra que na comparação com ajuste sazonal, ou seja, de junho para julho de 2019, o volume de vendas do comércio varejista goiano ficou estável com 0,0%. Na mesma comparação, o comércio brasileiro avançou 1,0%.

Varejo ampliado goiano cresce 3,0% em junho/2019 na comparação interanual - Junho/2019

28 Agosto 2019
A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC/IBGE) mostra que, em junho de 2019, o volume de vendas do comércio varejista goiano avançou 1,6% frente ao mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais, colocando o estado em terceiro lugar no ranking nacional. Na mesma comparação, o comércio brasileiro ficou praticamente estável, com 0,1%. As vendas no comércio apresentaram resultados positivos para 11 das 27 Unidades da Federação, com destaque em termos de magnitude além de Goiás, para as taxas de Roraima (3,4%) e Minas Gerais (1,7%).

Varejo goiano cai 2,1%, mas varejo ampliado cresce 2,8% em maio/2019 comparado a maio/2018 - Maio/2019

31 Julho 2019
A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC/IBGE) mostra que na comparação com ajuste sazonal, ou seja, de abril para maio 2019, o volume de vendas do comércio varejista goiano recuou 0,6%. Na mesma comparação, o comércio brasileiro ficou ligeiramente negativo com -0,1%. As vendas no comércio apresentaram resultados positivos para 16 das 27 Unidades da Federação, com destaque em termos de magnitude para as taxas do Amapá (8,1%) e de Santa Catarina (2,4%).  Por outro lado, as maiores quedas foram verificadas em Minas Gerais (-1,5%), Roraima (-1,4%) e Rio de Janeiro (‑1,4%).

Comércio goiano cresce 0,6% na comparação entre abril de 2019 com abril de 2018 e cai 1,3% em relação a março/2019 - Abril/2019

24 Junho 2019
De acordo com dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC/IBGE), na comparação com ajuste sazonal, ou seja, de março para abril 2019 o volume de vendas do comércio varejista recuou 1,3%. Na mesma comparação, o comércio brasileiro teve queda de 0,6%.

Comércio goiano cresce 0,2% na comparação com março de 2019 com março de 2018 e avança 0,8% na comparação com o mês anterior - Março/2019

29 Maio 2019
De acordo com dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC/IBGE), de fevereiro para março 2019, o volume de vendas do comércio varejista goiano teve acréscimo 0,8%. Na mesma comparação, o comércio brasileiro mostrou crescimento de 0,2%.